Tudo sobre o sistema de suspensão de veículos pesados

Quais são seus conhecimentos sobre o sistema de suspensão de caminhões, ônibus e picapes? Ele é o responsável por garantir a segurança do motorista e do veículo pesado, ao absorver os impactos do solo e manter a estabilidade na direção. 

Sem o cuidado correto, os problemas na suspensão podem causar não só prejuízos financeiros na hora do conserto, como também colocar em risco a vida de todos no trecho. Continue lendo para saber mais sobre esse sistema tão importante. 

Conheça os componentes do sistema de suspensão de veículos pesados

- Molas: auxiliam na redução de impactos causados pela má condição das estradas, como buracos e desgaste no asfalto. 

- Amortecedores: são os principais componentes da suspensão e controlam as oscilações do veículo, garantindo o conforto do motorista ao dirigir e que as rodas mantenham o contato correto com o solo. Além disso, também controlam o sistema de abertura e fechamento das molas, para que o movimento seja feito de acordo com o impacto na pista. 

Saiba mais - Hora de trocar o amortecedor: confira os sinais de desgaste

- Braço oscilante: a “bandeja de suspensão”, como também é conhecida, se liga diretamente ao chassi do veículo pesado. É a peça que determina o alinhamento das rodas e dá suporte de força durante as curvas. Por estar mais próximo das rodas e do chão, é o componente que recebe mais impacto e precisa de atenção na hora da revisão. 

- Pivô: responsável pela ligação entre o chassi e outras partes do veículo, como o telescópio, manga do eixo e cubo de roda. Além disso, tem uma importante participação durante a aceleração e a realização de curvas, para que o motorista não perca o controle da direção.

Veja também - Embuchamento da manga de eixo: como e por que fazer?

 

Sinais de problemas no sistema de suspensão

- Ruídos e estalos frequentes na direção;

- Desgaste excessivo dos pneus em um curto período de tempo;

- Vazamento no óleo do amortecedor;

- Instabilidade na direção do veículo, principalmente durante curvas. 

Notou algum dos sinais acima? Considere passar em uma oficina mecânica de confiança antes que o problema se agrave. 

 

Cuidados com o sistema de suspensão 

1. Respeite o limite de peso recomendado

Carregar uma carga mais pesada pode desequilibrar a distribuição de forças do veículo e comprometer os componentes da suspensão, especialmente os amortecedores, que poderão não funcionar corretamente em curvas e frenagens. Isso sem contar o desgaste irregular dos pneus. 

O excesso de peso também sobrecarrega outras partes do veículo pesado, como o sistema de freios e eixos e, no caso dos caminhões, pode causar rachaduras nos feixes de molas e na carroceria. 

2. Mantenha amortecedores lubrificados

A lubrificação correta e em dia dos amortecedores contribui com a preservação do sistema de suspensão, já que evita que os componentes acumulem sujeira, melhorando a movimentação, desempenho e a vida útil. 

3. Esteja com a manutenção preventiva em dia

Fazer a revisão dos itens da suspensão durante o período recomendado pela montadora é de vital importância para garantir o bom funcionamento do sistema. Quando a manutenção preventiva não está em dia, o veículo pode sofrer de problemas como desgaste excessivo dos pneus, mau funcionamento dos freios e instabilidade ao fazer curvas.

4. Faça o alinhamento e o balanceamento do veículo 

Realizar o alinhamento e balanceamento regularmente contribui para que o sistema de suspensão e os rolamentos do veículo funcionem de forma segura e eficiente, preservando os pneus, reduzindo o consumo de combustível e evitando danos excessivos aos amortecedores. 

5. Invista em peças originais

As peças de boa procedência são um investimento de melhor custo-benefício ao longo do tempo. As marcas originais possuem peças de alta durabilidade e qualidade, que irão fazer o sistema de suspensão ter um bom desempenho e funcionar de forma correta por muito mais tempo.

E na hora de trocar o amortecedor…

Quando precisar substituir o componente mais importante do sistema de suspensão, conte com os amortecedores de qualidade garantida da Cofap. Na Rede JS Peças você encontra a linha completa da marca com as melhores condições de pagamento e entrega para todo o país. Acesse o catálogo de produtos e faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também