Hora de trocar o amortecedor: confira os sinais de desgaste

Os amortecedores, e o sistema de suspensão de veículos pesados como um todo, têm uma função essencial para a segurança do motorista, já que afetam a estabilidade e a dirigibilidade, especialmente em veículos de carga.

Para cuidar do seu bruto e evitar que ele fique parado no caminho, é necessário ficar de olho no amortecedor e saber identificar os sinais de desgaste. Não sabe quais são? Vem que a Cofap e a Rede JS Peças te contam!

Principais sintomas de falha do amortecedor em veículos diesel

Os amortecedores sofrem um desgaste natural, por conta da atividade constante. Algumas observações simples garantem a manutenção preventiva da peça e evitam desgastes na suspensão. 

#1 Perda de tração 

Se o seu veículo estiver com dificuldade na estabilidade e na absorção correta dos impactos, atenção! Pode ser um indicativo de que há algo errado com os amortecedores.

#2 Vazamento de óleo

Se você verificar vazamento de óleo na parte externa da peça, é muito provável que o amortecedor esteja avariado e que precise de substituição.

#3 Falha nas frenagens 

Importante conferir se há perda da trajetória em curvas e frenagens, e/ou aumento da distância percorrida para a parada total do veículo. Com o desgaste do amortecedor, o caminhão tem mais dificuldade em manter os pneus em contato com o solo. 

#4 Ruídos estalos incomuns 

Ruídos no caminhão nunca indicam coisa boa, né? Mas, no caso de problema no amortecedor, o som emitido é “seco” e vem acompanhado de batidas e estalos. Se os barulhos se agravarem quando o veículo estiver carregado, pode ser um sinal que seu sistema de suspensão não está funcionando como deveria.

#5 Desgaste irregular nos pneus 

Se os amortecedores estão avariados, certamente haverá um desbalanço na carroceria ou na carreta e, na falta de estabilidade, os pneus são mais sobrecarregados do que deveriam, provocando a degradação precoce das rodas. 

#6 Trincas nos feixes de molas

Um dos papéis do amortecedor é o de reduzir a contração das molas e garantir um movimento leve. Se a peça estiver desgastada, as molas precisarão se dobrar mais que o necessário, contribuindo para o surgimento de trincos. 

Veja mais: 6 atitudes para conservar os amortecedores do caminhão

E quando precisar trocar o amortecedor do seu veículo pesado…

Invista em peças originais e de qualidade, como é o caso dos amortecedores Cofap. Assim, você terá a garantia que seu amortecedor irá funcionar perfeitamente por mais tempo, evitando as trocas desnecessárias. 

Faça seu orçamento com a Rede JS Peças e garanta as melhores condições de pagamento, além de um atendimento consultivo e personalizado para resolver junto qualquer problema. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também