Embuchamento da manga de eixo: como e por que fazer?

Depois de milhares de quilômetros rodados nos trechos de cada dia, é natural que as buchas e os pinos das mangas do eixo do caminhão comecem a perder suas propriedades originais de fábrica. Esse é um desgaste normal, que vem com o tempo e, quando isso acontece, interfere diretamente na dirigibilidade do motorista, nos prazos de entrega das cargas e, principalmente, na segurança de todos na estrada. 

E você, será que está cuidando com carinho da suspensão do seu bruto? Já realizou o embuchamento da manga de eixo? Lembre-se que a manutenção preventiva é indispensável para extrair o máximo desempenho e economia do veículo. Fique atento às datas de manutenção e complete seus trechos com mais segurança e tranquilidade.

Veja mais: Checklist de Manutenção preventiva + Planilha grátis de Acompanhamento

Mas o que é o embuchamento de eixo?

A suspensão é o que mantém a roda em contato com o solo, independente do desnível, diminuindo com isso a vibração e os impactos, além de evitar danos à carga transportada e ao próprio chassi do caminhão. O embuchamento de eixo é feito para recuperar as características originais do veículo para que ele tenha de volta toda a sua capacidade elástica. O resultado é uma direção mais leve e segura, e uma suspensão mais eficiente, absorvendo os impactos da forma correta e proporcionando maior resistência aos choques.


E como ele é feito?

Um dos primeiros itens a dar sinal de desgaste e irregularidade são os pneus. O motorista consegue notar facilmente quando ocorre uma desigualdade, pois isso afeta a dirigibilidade e a estabilidade nas curvas.

Para a manutenção, é feita a troca das seguintes peças:

- Bucha dos pinos;

- Arruelas;

- Travas e rolamento da manga de eixo.

Além de melhorar o desempenho de todo o conjunto da suspensão, o embuchamento de eixo aumenta a vida útil dos pneus, preservando-os de um desgaste irregular. A forma correta de garantir o bom funcionamento do bruto é fazendo manutenções periódicas. No caso específico do embuchamento de eixo, o recomendado por especialistas é ir ao mecânico a cada seis meses. Mas, claro, se você perceber algo anormal antes desse tempo, vá o mais rápido possível.


Uma análise minuciosa

Durante o processo de embuchamento de eixo, é fundamental que seja realizada uma análise completa de toda a estrutura do conjunto:

- Feixe de molas;

- Olhetes;

- Buchas;

- Todos os componentes envolvidos.

Esse é um tipo de manutenção que não custa caro - um investimento necessário para se prevenir de problemas maiores e gastos que não estavam previstos em seu orçamento.


Cuidados com a suspensão do seu caminhão

Com tantas estradas em estado precário por aí, o melhor para evitar transtornos e preservar a suspensão do bruto é respeitar o limite de peso da carga transportada. Ao ultrapassar esse limite, você desequilibra a distribuição de força/peso, e isso exige muito da suspensão.

Trafegar com carga excessiva pode causar trincas no chassi ou na carroceria, além de aumentar o risco da quebra do eixo ou das lâminas do feixe de molas. Vale lembrar que é indicado evitar o uso de calços nos feixes de molas para transportar cargas acima da capacidade ou mudar o nível da suspensão.


Outros cuidados

Ainda falando sobre a suspensão, um outro cuidado muito importante é a lubrificação dos amortecedores. Essa lubrificação devolve a elasticidade do componente, pois evita que o amortecedor acumule sujeira e tenha a sua movimentação prejudicada. 


A importância da manutenção preventiva

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes são a principal causa de morte e lesões entre pessoas de 15 a 29 anos. Só em 2018, por exemplo, foram registrados 18.239 acidentes nas rodovias federais brasileiras, envolvendo ao menos um caminhão. 

Ainda que outros fatores estejam envolvidos, como distâncias percorridas, prazos apertados e falta de descanso, a manutenção do veículo é fator primordial para garantir a segurança de todos.

 

Profissionais capacitados

Em toda a manutenção do seu caminhão ou frota, é essencial que você conte com profissionais altamente capacitados e habilitados. Somente oficinas especializadas são capazes de realizar o diagnóstico certeiro e proceder com o melhor serviço de embuchamento da manga de eixo do seu companheirão de estrada.

 

Peças de procedência

Mas nada disso funciona a contento se você não utilizar peças de qualidade comprovada, com procedência de uma rede especializada no ramo. Analise o custo-benefício, os preços e a qualidade dos produtos oferecidos no mercado e você vai concluir que a Rede JS Peças tem o melhor estoque em peças para veículos pesados do Brasil, com tudo que você precisa para fazer o embuchamento da manga do eixo e cuidar também de todos os outros componentes do seu caminhão ou frota. Seja qual for o seu problema, vem que a gente resolve junto.

Acesse nosso catálogo de produtos completo

Solicite um orçamento on-line de onde estiver


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também