Mola a gás de veículos pesados: descubra quando realizar a troca

Você já conhece a mola a gás? Esse sistema de amortecimento em caminhões, ônibus e picapes substitui as molas mecânicas, sendo mais leve, versátil e econômica. O conjunto auxilia na abertura e sustentação da tampa de porta-malas, capôs e bagageiros, evitando não só fortes impactos, mas também limitando o movimento para que as dobradiças não quebrem. 

Cuidados com a mola a gás de veículos pesados 

Um dos diferenciais da mola a gás é que, ao contrário da mecânica, os elementos que a compõem (nitrogênio e óleo) não se misturam, evitando a fadiga e mantendo-as funcionando por mais tempo. Isso, de forma alguma, significa que não é preciso verificar as condições desse componente. Quanto maior a sua utilização, a tendência é que a eficiência seja reduzida por vazamentos. 

Saiba mais: Tudo sobre o sistema de suspensão de veículos pesados

 

Sinais de que é preciso trocar a mola a gás 

1. Perda de pressão

O funcionamento da mola a gás depende da pressurização constante do gás que empurra o pistão, realizando assim a abertura de portas sem a necessidade de esforço ou força física. Dessa forma, quando há queda nessa pressão, o componente começa a perder a sua eficiência, sendo necessário realizar a substituição o quanto antes. 

2. Vazamentos 

Outro indício de que a mola está desgastada e precisa ser trocada é quando há o vazamento do gás. Nesse caso, o motorista precisa despender uma força maior para que a porta seja aberta ou, em alguns casos, a mola sequer consegue manter a sustentação da porta, o que é bastante perigoso para quem está realizando a abertura. 

Para evitar perdas elevadas de gás, a dica é não submeter as molas à cargas de tração, forças de curvatura ou laterais. 

Veja mais: 6 atitudes para conservar os amortecedores do caminhão

No geral, para testar se a mola a gás está funcionando corretamente é bem simples: 

- Abra a tampa e observe se foi necessário realizar muito esforço para a abertura máxima, sem ocorrer pancada nas dobradiças. 

- Depois, solte a porta e note se ela permanece aberta. 

- Se a posição não for mantida, o componente precisará ser substituído antes que sua falha cause algum acidente. 

E quando precisar trocar…

Invista na qualidade e durabilidade Cofap, empresa especializada no segmento de reposição de peças automotivas e que comercializa mais de dez milhões de itens por ano, incluindo molas a gás, helicoidais e pneumáticas. 

E, claro, conte com a Rede JS Peças para garantir as melhores condições de pagamento e entrega para todo o país. Faça seu orçamento on-line agora mesmo ou visite uma de nossas 23 filiais.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também