Como a sua oficina mecânica pode aproveitar  a Black Friday para lucrar mais?

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday já se tornou tradição por aqui também. A data é esperada pelos brasileiros para adquirir produtos por preços realmente abaixo do normal, ainda mais em momentos de crise econômica. Muito utilizada para impulsionar as vendas no varejo, a promoção também tem sido incorporada no setor de serviços e pode render bons lucros para oficinas mecânicas

 

Mas para que a Black Friday faça sentido para a sua oficina mecânica e, acima de tudo, seja lucrativa, algumas ações e precauções precisam ser tomadas. Listamos as quatro principais a seguir: 

 

1) Faça contas antes de sair dando desconto em todos os serviços

 

Na Black Friday, dar descontos diferenciados é o que chama a atenção da clientela. Mas isso não pode significar prejuízos para o seu negócio. Por isso é preciso ter certeza se baixar o custo de determinado serviço vai render lucros. Faça essa análise para cada serviço oferecido na oficina, levando em conta variáveis como operação, tempo de reparo, equipe despendida e aumento da demanda. 

 

Lembre-se: os clientes estão em busca de descontos reais. Só faça Black Friday se conseguir oferecer preços competitivos, mesmo que seja para poucos serviços.

 

2) Prepare a infraestrutura para o aumento da demanda

 

Esse é outro ponto importante na hora de decidir se determinado serviço vai entrar na sua promoção de Black Friday. Esteja certo: se o preço cair muito, a oficina corre o risco de receber mais clientes que o normal. E aí, a estrutura e a equipe estarão preparadas para atender a todos, com a mesma excelência e agilidade de sempre? 

 

Se não, uma boa pedida é criar uma lista de agendamento, deixando isso bem claro para o cliente na hora de fechar o negócio. 

 

Veja mais: Como escolher um bom sistema para otimizar a gestão?

 

3) Não adianta fazer promoção sem divulgar

 

Invista na divulgação das suas promoções de Black Friday, afinal, quem não é visto não é lembrado. Comunique seus clientes fiéis via Whatsapp, lista de transmissão, e-mail e site. Se a sua oficina for conhecida numa determinada região, vale a pena investir em mídias baratas e efetivas, como o tradicional carro de som ou a panfletagem de sinaleiro. 

 

Veja mais: Como usar o Whatsapp para melhorar o atendimento da sua oficina?

 

4) Prepare seu estoque de peças

 

Tudo pronto para a Black Friday? Não se você não fez uma checagem no estoque para conferir se há peças suficientes para atender ao aumento da demanda de clientes para os serviços previstos na promoção. É importante ainda fechar parcerias com bons fornecedores para fazer a reposição de itens em caso de emergência. Assim, você garante o cliente satisfeito. 

 

Veja mais: Como fazer a gestão de estoque da sua oficina mecânica?

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