Veja o que a tecnologia pode fazer pela gestão da sua frota

Seja qual for o segmento, não há como negar as transformações e impactos que a tecnologia vêm provocando. Na área de logística e transportes, isso não é diferente: as contribuições oferecidas nos últimos anos elevaram esse setor a um outro patamar, muito mais competitivo e avançado para as operações de qualquer empresa.

 

A tecnologia se move tão rápido que muitas vezes você mal pode passar 24 horas sem se deparar com um novo produto indispensável em seu setor. A gestão de frota, por exemplo, se torna mais eficiente, e isso influencia nas entregas e na satisfação de seus clientes. 

 

No entanto, ainda tem gente que se pergunta quais são os pontos positivos da tecnologia no dia a dia das frotas. É para responder questões como essa que preparamos este conteúdo especial para você.

 

Por que investir em tecnologia?

 

Você sabe melhor que ninguém que a gestão de frotas contempla várias funções, que vão desde o controle de combustível até o desempenho do motorista, passando pela rotina de manutenções e custos operacionais.

 

Para gerir tudo isso, você precisa de dados confiáveis, e isso só é obtido (com a agilidade necessária) por softwares específicos para o gerenciamento de frotas. Os resultados são imediatos e rapidamente a empresa alcança mais eficiência na gestão. 

 

Ao mesmo tempo, o gestor passa a ter uma visão mais ampla e sistêmica do processo e consegue acompanhar em tempo real todos os aspectos relevantes sobre sua frota. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões e intervir sempre que necessário para dinamizar as operações.

 

Como a tecnologia facilita a gestão?

 

Quando o empresário não dispõe de tecnologia para otimizar a gestão da frota, as informações são coletadas unicamente por meio da percepção do motorista, quando ele retorna à base. Isso retarda e às vezes impede a detecção de problemas com o caminhão, com a rota ou mesmo com o profissional ao volante - pontos que influenciam negativamente nos custos e na rentabilidade de sua empresa.

 

Quer um exemplo simples? Um eventual furto de combustível ou Arla (solução que reduz a emissão de óxidos) pode ser constatado rapidamente com um software. Do contrário, estes desvios vão aparecer na sua planilha como consumo excessivo do veículo e vai mascarar um problema sério. 

 

Com a sua frota conectada, você pode analisar em tempo real aspectos como:

 

  • Localização exata;

  • Consumo;

  • Velocidade;

  • Volume de combustível;

  • Volume de Arla;

  • Frenagem;

  • Utilização de marcha lenta, entre outros.

 

Uma distribuição mais lógica dos veículos

 

Na cadeia logística, a parte que comporta os processos de entrega representa um dos mais altos custos para a empresa. Neste contexto, a tecnologia também dá a sua contribuição. Softwares de gestão logística trabalham integrados a outros sistemas e são capazes de organizar e definir a distribuição dos veículos conforme a necessidade de cada entrega. 

 

Assim, a empresa pode alocar, de forma eficiente e econômica, os caminhões certos para cada tipo de carga. Por exemplo, veículos menores para demandas próximas e de volume menor, evitando o deslocamento de um veículo abaixo de sua capacidade. 

 

Este é um benefício que afeta não somente os custos, mas também a agilidade nas entregas, visto que o sistema cruza dados e informa qual é a melhor maneira de realizar uma entrega específica. Pense na experiência do cliente: uma demanda atendida em um espaço menor de tempo.

 

Controle mais qualificado e eficiente

 

Acompanhar o deslocamento dos motoristas sempre foi um calcanhar de aquiles para a gestão de frotas. Pois com a tecnologia essa questão foi resolvida, criando condições para uma comunicação eficiente entre empresa e colaborador. 

 

É possível monitorar o veículo e ainda estar em comunicação contínua com o motorista, de qualquer lugar. As centrais de monitoramento recebem informações sobre o transporte, tais como dados sobre o consumo de combustível, posição do veículo, tempo de viagem e outros.

 

A partir dessas informações, o gestor pode analisar o desempenho do motorista e do caminhão, identificar situações que exigem correção, detectar ultrapassagem de limite de velocidade, entre outras facilidades.

 

Quais funcionalidades devo priorizar em um sistema de gestão?

As funcionalidades básicas de um sistema de gestão de frota são o registro dos trechos e da manutenção periódica de cada veículo. No entanto, esses são apenas fatores essenciais que nenhuma empresa pode ignorar. Para sua empresa ter mais eficiência, você pode optar por softwares com funcionalidades mais complexas.

 

O controle de telemetria é um bom exemplo disso. Mesmo que sua empresa ainda não possua o sistema, é importante tê-lo à disposição. O controle de indicadores de desempenho permite que você identifique se uma falha é consequência de problemas com o veículo ou da direção do próprio motorista. Assim, você pode oferecer treinamentos de condução para que a vida útil das peças de seus caminhões seja prolongada. Para complementar, você pode identificar sinais de problemas mecânicos e tratá-los antes que se tornem casos de manutenção corretiva.

 

E por falar em vida útil das peças, não custa lembrar que a Rede JS Peças está sempre ao seu lado, com o mais amplo e variado estoque de peças para veículos pesados do Brasil. Uma parceria que dura 30 anos e tem muita estrada pela frente. Sempre que precisar de manutenção na sua frota, conte com a gente para ter o melhor atendimento e as melhores condições.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também