Tudo o que você precisa saber sobre o eixo cardan

Você sabe o que é e como funciona o eixo cardan? Esse sistema é essencial para a movimentação de caminhões, ônibus e picapes, dando mais liberdade de movimento durante a variação de velocidade. 

Vem que a Rede JS Peças e a Meritor te contam tudo sobre esse sistema e sua baita importância tanto na estrada quanto para não deixar seu veículo pesado parar.

Qual a função do eixo cardan?

De forma resumida, o eixo cardan possibilita uma variação maior de ângulo, distribuindo o peso do veículo igualmente, garantindo um deslocamento mais estável, mesmo com uma variação de velocidade e terrenos irregulares. Podemos dizer que sua principal função é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial e depois para as rodas do veículo.

Conhecendo o eixo cardan

Em caminhões e ônibus, o comum é que se tenha mais de um cardan e que os mesmos sejam utilizados no eixo traseiro. O sistema é formado por dois eixos tubulares, sendo um deles posicionado na fonte motriz do veículo e o outro centrado ao eixo de tração. 

Nas extremidades dos tubos existem conexões chamadas de juntas universais onde se encontram as cruzetas. São elas as responsáveis por dar aos eixos a capacidade de transmitir força do motor para o eixo em diferentes ângulos. As cruzetas se unem ao cardan por meio de garfos, flanges ou terminais yoke, e o conjunto formado por esses componentes e a cruzeta é denominado junta universal. 

Cuidados com o eixo cardan

O eixo cardan é composto de peças bastante resistentes, muitas delas feitas de metal, o que traz uma grande resistência e um tempo de vida útil elevado. Mas isso não quer dizer que esses componentes estão livres do desgaste e, no pior dos casos, da  quebra do eixo cardan, viu? Aí, imagina só o tamanho do problema se o caminhão ficar parado. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados: 

#1 Faça a lubrificação adequada

A lubrificação correta é a melhor forma de garantir o bom funcionamento de todos os componentes do eixo cardan. Desta forma, é possível diminuir o atrito e proteger o metal da corrosão e oxidação. Além disso, a ausência de lubrificação pode elevar o sistema a temperaturas acima do limite comportado pelos componentes.

Fique atento ao intervalo recomendado pelo fabricante e qual graxa utilizar, que deve ser classificada como extrema pressão 2. Além das verificações de rotina, é necessário ficar de olho na quantidade e qualidade do lubrificante nas peças do eixo cardan toda vez que o veículo pesado entrar em contato com altos níveis de água ou lama. 

#2 Evite esforços excessivos

Para isso, o ideal é que seu veículo pesado não esteja com uma carga maior do que aquela recomendada pelo fabricante - e até pela legislação de trânsito. Além disso, quando possível, evite trancos na estrada. 

#3 Faça a manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é a aliada do estradeiro  para não ter surpresas desagradáveis durante o trecho. Ao fazer viagens mais longas, recomenda-se olhar com atenção para o eixo cardan, verificando se há sujeiras nas extremidades, falta de lubrificação, amassado ou empenamento de alguma peça. 

Além disso, se o seu veículo apresentar problemas como estalos ao acelerar ou frear, sons altos e vibrações que podem ser sentidas no volante,são sinais  de que algo não está certo no eixo cardan e é preciso conferir com urgência. 

#4 Invista em peças originais e de qualidade

Deu para perceber a importância do eixo cardan no seu veículo pesado, né? Por isso, na hora da manutenção, é essencial investir na troca por componentes que irão durar muito mais, como é o caso das peças da Meritor. 

E conte com a Rede JS Peças para garantir a maior variedade de produtos, com as melhores condições de pagamento e entrega em todo o Brasil. É só conferir o nosso catálogo e fazer seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais. 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também