Seguro x associação de proteção veicular: qual escolher?

A proteção veicular é uma preocupação comum entre caminhoneiros autônomos e gestores de frota. E para cuidar da segurança do caminhão ou da frota, há no mercado duas opções de serviços que podem ser contratados: o seguro tradicional e as associações/ cooperativas de proteção veicular. Preparamos pontos importantes para que você conheça as principais diferenças entre eles antes de escolher qual contratar.

 

Veja as principais diferenças

Seguro

Associações de proteção veicular

O seguro é gerenciado por seguradoras, corretoras de seguros, empresas privadas, ou seja, com fins lucrativos. 

As associações de proteção veicular são gerenciadas por um grupo de pessoas, sem fins lucrativos. 

Mensalidade fixa

Taxa fixa de administração da cooperativa (normalmente baixa) + valor da divisão mensal dos prejuízos dos veículos da cooperativa do mês anterior. 

A instituição se responsabiliza por quaisquer incidentes e assegura o pagamento.

Riscos e gastos são divididos entre todos os membros da cooperativa.

 

Quando os prejuízos resultantes de um sinistro atingirem ou ultrapassarem a média de 75% do valor contratado pelo segurado, a indenização é integral.

Raramente o seguro por associação  consegue indenizar o cooperado contra perda total do veículo.

As seguradoras de carro são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Susep, a Superintendência de Seguros Privados.

As associações de proteção veicular não contam com essa regulamentação. 



Analise as coberturas e os benefícios

 

Uma das semelhanças das duas modalidades é que ambas oferecem coberturas equivalentes, ou seja, cobrem os principais problemas que podem acontecer nas estradas aos caminhoneiros: alagamento, avarias, capotagem, colisão, furto ou roubo de carga, incêndio e assim por diante.

 

Na negociação, seja qual for a sua opção escolhida, é importante avaliar o que o serviço oferece e se possui benefícios e descontos para números maiores de veículos. 

 

Além de detalhar as coberturas, verifique se o preço pago pelo serviço é coerente e se encaixa no seu orçamento. Busque alinhar ainda as coberturas e os benefícios dentro das necessidades do seu caminhão ou da frota. 

 

De olho nos benefícios e nas coberturas

 

Por fim, vale notar que todos esses benefícios também são aproveitados pelas frotas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. No fim das contas, a proteção dos veículos só tende a ajudar o caixa, evitando o custeamento de reparos aos veículos, indenização a terceiros, reposição de mercadoria extraviada e casos afins.

 

Depois de cotar o preço e inspecionar o caminhão, a seguradora seguirá com uma análise para liberar o seguro. Assim, o processo se torna mais burocrático, podendo consumir alguns dias. A apólice só começará a vigorar depois do pagamento da 1ª parcela.

 

Pesquise com calma

 

Busque opiniões associados e segurados sobre cada serviço e esteja ciente de qual serviço vale a pena para o seu veículo ou frota e o seu orçamento. 

Se ficar com dúvidas, pesquise um pouco mais sobre a opção escolhida. Quanto mais informações antes da contratação do serviço que deseja contratar, melhor.As seguradoras e associações disponibilizam formas de contato virtuais via chats ou e-mails para tirar dúvidas e te dar mais clareza sobre as coberturas e seus valores. 

 

E com a proteção veicular em dia, não se esqueça da manutenção do seu bruto. Conte com nossa experiência de 30 anos. Saiba mais em nossas lojas e em nosso Instagram.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também