Saúde mental na sua oficina ou frota. Saiba como isso pode afetar o desempenho.

Você já parou para pensar que neste momento algum funcionário da sua empresa pode estar passando por um problema psicológico devido ao estresse no ambiente de trabalho? O ritmo acelerado, os prazos apertados, a cobrança por desempenho, dentre outros fatores, podem afetar negativamente o ambiente e, por consequência, o bem-estar de sua força de trabalho.

 

No Brasil, os transtornos mentais são a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença. Por isso é fundamental que, na sua empresa, você dê a devida importância aos cuidados com a saúde mental do trabalhador, para que ele exerça seu cargo com mais motivação e empenho em suas atividades cotidianas.

 

Você pode até se questionar se este problema é mesmo importante para o funcionamento da sua oficina mecânica ou na gestão da sua frota. O fato é que as pressões do mundo moderno, a alta competitividade e o estresse diário não são exclusividade de um ou outro segmento. Aquela figura do mecânico sujo de graxa ou do motorista duro na queda pode esconder alguém que esteja passando por dificuldades de ordem emocional e mental. Não por acaso, a OMS considerou a depressão como o 'Mal do Século', atingindo algo em torno de 10% da população mundial.

 

Quais os benefícios para a sua empresa?

A cada R$ 1,00 investido na promoção e prevenção da saúde do trabalhador, aproximadamente R$ 4,00 são gerados de retorno. Isso representa um lucro de cerca de 300% com o aumento da produtividade. Nessa perspectiva, cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é uma forma concreta de mostrar aos seus colaboradores o quanto a sua empresa os valoriza e se importa com eles como pessoas e não apenas como força de trabalho. Confira os principais benefícios:

 

  • Mais qualidade de vida no trabalho

  • Diminuir a incidência de doenças

  • Reduzir o absenteísmo

  • Diminuir a taxa de turnover

  • Melhorar o relacionamento interpessoal

  • Otimizar a produtividade

 

Para conhecer mais sobre o assunto e entender os cuidados que você pode tomar, acesse o e-book que a JS Peças preparou, com um conteúdo completo.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também