Saiba o que pode causar vazamento de diesel do caminhão

Caminhão com diesel vazando é um perigo nas estradas. Pode causar acidentes no trecho e gerar grandes prejuízos financeiros, seja para o caminhoneiro autônomo ou gestor de uma frota. O problema pode atrasar os fretes, refletir negativamente na credibilidade do negócio e mexer em todo o planejamento financeiro a curto e longo prazos. 

Geralmente, quando o condutor do caminhão identifica o vazamento de combustível, o problema já vem acontecendo há um bom tempo e já pode ter causado danos anteriormente. Isso porque o escape de diesel na pista prejudica a integridade de outros motoristas, já que a situação pode causar incêndios e deixar a pista escorregadia e propensa à ocorrência de acidente.

Mas o que pode causar o vazamento de diesel? Tem duas razões principais: 

#1 Sistema de Injeção Eletrônica mal regulado. Na prática, o que acontece é o seguinte: os disparos de diesel por parte do bicos injetores estão sendo feitos de forma incorreta, provocando o vazamento. 

#2 Bomba de combustível mal calibrada. Quando a pressão da bomba de combustível está incorreta, isso pode provocar possíveis escapes de diesel e até mesmo danos em outras peças do caminhão. 

Agora, como saber se o caminhão está vazando diesel e evitar o problema? Alguns macetes que a prática de estrada podem ajudar são estes: 

Estacionou o caminhão? Observe o chão do local antes de sair

Simples, né? Sempre que o caminhão ficar parado por um tempo considerável, confira se há alguma mancha no chão. Cá entre nós, é um hábito que não exige muito de você, estradeiro, mas que pode evitar muitos problemas caso o caminhão esteja com vazamento de diesel. 

Veja mais: 5 principais problemas mecânicos de veículos a diesel

Faça a manutenção periódica da Injeção Eletrônica

Por ser uma das principais causas de vazamento de diesel, a manutenção da injeção eletrônica é essencial para o bom desempenho do caminhão no trecho. Para isso, é importante contar com parceiros de confiança, pois nem toda oficina ou mecânico sabe lidar com a manutenção de veículos a diesel, e a injeção eletrônica exige conhecimento e equipamentos específicos para a detecção de falhas. Sempre que possível, faça também uma inspeção visual nas peças que compõem o sistema em busca de problemas e situações anormais. Um cuidado preventivo e muito eficaz! 


Cuide bem da bomba de combustível do caminhão 
Outra manutenção que não dá para deixar na mão de qualquer oficina ou mecânico, pois caso a calibragem da bomba não seja feita corretamente, outros componentes do caminhão podem sofrer danos. 


O estado da tampa do tanque também precisa ser verificado
Afinal, toda vez que o caminhão é abastecido, esse componente é manuseado, o que pode causar rachaduras e outros danos com o tempo. Se isso acontecer, não exite e faça a troca imediatamente. 


O filtro de combustível também merece atenção especial
Verifique se o componente está bem fixado, pois caso ele solte, pode contribuir para o vazamento do diesel e de todos os problemas dele decorrentes. É um detalhe importante, que faz toda a diferença para a segurança no trecho. Vale ressaltar que, se mesmo depois da regulagem do filtro o problema persistir, está na hora de trocá-lo. 

Veja mais: A importância de trocar os filtros do caminhão na hora certa

Viu como a manutenção do seu bruto é importante para gerar economia e evitar problemas para outros estradeiros? A gente bate muito nessa tecla por aqui, pois sabemos que a prevenção é o melhor caminho para economizar na hora dos reparos. 

E para garantir ainda mais economia, invista em peças genuínas para o seu caminhão comprando da Rede JS Peças. São mais de 30 anos de estrada, levando o que há de melhor para caminhões, ônibus e picapes. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e o atendimento consultivo para você realizar a melhor compra. 

Quer saber mais? Baixe nosso catálogo de produtos ou solicite um orçamento on-line.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também