Saiba como a tecnologia ajuda o frotista no planejamento de rotas

Um bom gestor de frotas sabe que o planejamento de rotas é parte essencial para o bom andamento da operação de entregas. A roteirização auxilia na diminuição dos custos logísticos, evita desperdício de recursos e aumenta a eficiência, fazendo com que as mercadorias cheguem no tempo previsto. 

Planejar a melhor rota vai além de escolher o caminho mais curto. É preciso levar em conta diversos fatores, tais como o trânsito na região, os horários permitidos para tráfego de veículos pesados e até a segurança, tanto da carga quanto do motorista. 

Com o aumento da demanda, traçar cada rota manualmente não parece ser a opção que garante uma maior eficiência da operação. No mercado, já existem vários softwares desenvolvidos para auxiliar o gestor de frotas nessa atividade de forma mais assertiva, reduzindo os custos logísticos.

Saiba mais: Veja o que a tecnologia pode fazer pela gestão da sua frota

O que um software de roteirização e monitoramento pode fazer pela sua frota?

#1 Economia de recursos 

Ao traçar o melhor percurso e horário para trafegar, é possível ter um maior controle no gasto de combustível. Além disso, ao visualizar diferentes opções de rotas, é possível identificar quais são mais ou menos rentáveis para aperfeiçoar entregas futuras. 

Veja mais: 6 dicas para reduzir os custos de uma frota de caminhões

#2 Integração de dados

Um bom sistema de gerenciamento de rotas analisa todo o processo de forma integrada, do ponto de coleta à finalização da entrega. Dessa forma, o gestor consegue emitir relatórios de desempenho de forma precisa e traçar análises para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes. 

#3  Otimização das entregas

A roteirização ajuda a melhorar a eficiência das entregas, sendo mais fácil prevenir problemas que poderiam afetar o cumprimento do prazo, como estradas em estado precário, trajetos longos e áreas de risco. Além disso, é possível melhorar a gestão do tempo para evitar períodos de ociosidade ou sobrecarga de trabalho aos motoristas. 

#4 Maior segurança nas estradas

O gestor de frotas sabe que, ao transportar produtos de alto valor agregado, é preciso cuidado redobrado com a carga. Além de obter roteiros que evitem regiões consideradas perigosas, a possibilidade de monitoramento e rastreio em tempo real aumenta a proteção tanto do caminhoneiro quanto do que está sendo transportado. 

#5 Aumenta a credibilidade do seu negócio

Além de ser um diferencial frente aos concorrentes, ter um sistema desse tipo ajuda na credibilidade da empresa e na fidelização com os clientes, que poderão acompanhar de perto a rota de entregas 

#6 Obtenção de dados valiosos para a gestão da frota 

Os softwares de planejamento e monitoramento de rotas incluem a definição e acompanhamento de indicadores de desempenho logístico, essenciais para a mensuração de resultados. 

Com a facilidade de relatórios mais assertivos, é possível para o gestor tomar decisões mais embasadas, que geram mais resultados positivos. Além disso, informações como a localização da frota, o andamento da viagem e a velocidade média dos veículos auxiliam o gestor a criar um cronograma efetivo de manutenção preventiva, reduzindo assim as chances de acidentes e problemas repentinos no meio da estrada. 

Gostou das dicas? Siga a Rede JS Peças no LinkedIn para mais conteúdos sobre gestão de frotas. E, quando precisar de peças de reposição originais e de qualidade, é só conferir o nosso catálogo e fazer seu orçamento

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também