Perfil do condutor: qual é o melhor para a sua frota?

Ser responsável por uma frota não é fácil e inclui uma excelente gestão de rotas, gastos e pessoas. Seja qual for o tamanho da empresa, o frotista deve avaliar com cuidado o perfil de condutor que precisa para garantir um trabalho de qualidade. 

Com atuação média de quase duas décadas, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), os caminhoneiros brasileiros são bastante experientes nas estradas. Mas o tempo de profissão não é o suficiente para determinar o tipo de condutor que sua frota precisa. 

Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar a avaliar melhor o perfil de motorista para sua empresa.

 

#1 Profissional regularizado

Um dos primeiros pontos está relacionado à regulamentação da atuação profissional. No Brasil, a lei exige que os condutores de veículos de transporte de cargas tenham CNH compatível com o tipo de condução, que são as categorias C, D e E. Cada uma delas autoriza o motorista a dirigir determinados veículos, e para sua aquisição é necessário preencher alguns requisitos, incluindo experiência e exames práticos, psicológicos e toxicológicos. 

O gestor de frotas deve avaliar não só se a CNH do condutor é compatível com as necessidades da sua empresa, como também se ela não está irregular. É comum encontrar motoristas atuando com carteira muito próxima da data limite e até mesmo vencidas. 

Além disso, é importante verificar se o profissional possui Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga ativo, que regulariza o exercício da atividade por meio da habilitação formal. 

Esses dois pontos revelam a forma como o condutor enxerga a própria profissão. Motoristas que valorizam o transporte, éticos e comprometidos com o segmento tendem a estar regularizados.

Veja mais: 6 dicas para reduzir os custos de uma frota de caminhões

#2 Comportamento responsável

O senso de responsabilidade do condutor também contribui muito para a sua frota. Nesse sentido, o gestor de frota de avaliar se o motorista cumpre as seguintes recomendações:

- Direção segura e atendendo as normas de trânsito;

- Condução pelas rotas e horários definidos pelo gestor de frotas;

- Proposição de manutenções preventivas e de reparo, quando necessárias;

- Autocuidado, fazendo as paradas programadas para refeições e descanso; 

- Zelo pelo veículo, evitando o desgaste desnecessário.

Observe que esse perfil de condutor atua de forma mais confiável tanto em relação à segurança na estrada quanto às determinações da empresa. Assim, motoristas com essas características podem ser mais organizados e comprometidos no trabalho, e evitam gastos e problemas desnecessários no trajeto.

Veja mais: 5 ações simples que vão tornar a sua frota sustentável

#3 Engajamento com a empresa

“Vestir a camisa” é sempre uma característica importante para qualquer profissional. Ao definir um perfil de condutor ideal para sua frota, recomenda-se avaliar como o profissional enxerga a empresa. 

O sentimento de pertencimento e valorização do trabalho ajuda a criar uma relação frotista-condutor mais forte, evitando conflitos ao longo do tempo e também desconfiança quanto à prestação de serviço. É comum, por exemplo, condutores que desviam da rota determinada ou fazem manutenções não autorizadas no veículo.

Veja mais: Como manter a saúde mental dos colaboradores da frota? 

Neste ponto, é fundamental avaliar se o condutor é participativo na empresa, dando feedbacks sobre as viagens ou propondo locais de parada mais seguros. Ressalta-se que este fator beneficia tanto o desempenho individual quanto também da empresa como um todo, pois profissionais que se envolvem profundamente com o trabalho podem contribuir com pontuações não observadas anteriormente.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também