Oficina para veículos a diesel: os novos desafios do mercado

Ter uma oficina para veículos a diesel requer gente capacitada e antenada nas mudanças que acontecem todos os dias quando o assunto é motorização a diesel. Não basta apenas saber que o motor de um caminhão tem cilindrada alta, baixa rotação e alto torque. É preciso entender cada componente a fundo para realizar os reparos necessários, especialmente nas “partes” do veículo ligadas à redução da emissão de poluentes, já que o diesel polui bem mais que os demais combustíveis.

Por isso, se a decisão é focar o seu negócio no reparo de veículos a diesel, o principal desafio é entender, nos mínimos detalhes, quais são as principais tecnologias à disposição no mercado para ajudar a sua oficina a ser mais eficiente e competitiva perante a concorrência.

A seguir, reunimos algumas dessas mudanças e itens que todo mecânico e dono de oficina deve estar por dentro para realizar o reparo de um caminhão, ônibus, van ou camionete com excelência e de olho no futuro.Nossa intenção aqui é te apresentar soluções que vão diferenciar o seu negócio e garantir credibilidade perante a clientela.

1- Scanners automatizados


A tecnologia tem evoluído cada vez mais para ajudar os mecânicos no diagnóstico de problemas em veículos movidos a diesel. Uma vantagem para quem atende esse segmento de mercado, já que se trata de um serviço complexo e repleto de minúcias.

Os scanners automatizados são uma mão na roda para agilizar o serviço e minimizar os erros na hora de atender as demandas de um cliente. Um ponto a mais para a sua oficina diante de um mercado cada vez mais competitivo.

2- Reparação de Motor

Reparar um motor não é uma conta barata para um caminhoneiro e dono de frota. Por isso, sempre que um veículo estacionar em sua oficina mecânica, dê uma olhada apurada nos principais itens do motor, mesmo que aparentemente o problema não esteja relacionado a esse compartimento.

Também é de suma importância capacitar a equipe sobre a reparação dos componentes eletrônicos do motor, presentes nos veículos mais modernos. Nesse quesito, não dá para ficar pra trás.

Dica: Oriente sobre as medidas de manutenção preventiva a serem tomadas com relação ao motor e ganhe a confiança do seu cliente.

3- Câmbio automático


Essa já é uma realidade nas estradas brasileiras e se a sua oficina mecânica não quer perder espaço, é hora de capacitar a equipe sobre a manutenção desse sistema de troca de marchas, que é bastante complexo.

Dica: busque treinamentos diretamente com as montadoras, pois cada uma tem adotado diferentes sistemas para automatizar o câmbio. Assim, você minimiza as chances de erro na hora do reparo.

4- Válvula EGR e bicos injetores

Na hora de uma revisão de rotina, esses dois componentes não podem de forma alguma ficar de fora do checklist do mecânico. A Válvula EGR é responsável por controlar a temperatura na câmara de combustão, reduzindo os níveis de nitrogênio no escapamento. É bom ficar de olho porque o seu funcionamento é comprometido quando entra em contato com combustíveis adulterados.

Já a manutenção dos bicos injetores contribui para a economia de combustível e ainda reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera. Se a troca for necessária, invista em peças originais.

Bom, isso é apenas o essencial para que a sua oficina mecânica se destaque no mercado. Convenhamos que não é nada simples, mas todos os itens são de suma importância para você se planejar a fim de adotá-las a curto prazo e garantir que o seu negócio sobreviva a longo prazo.


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