Off-Road: o asfalto acaba, a diversão começa.

Passar por locais quase inexplorados, respirar novos ares, curtir a natureza e sentir aquela sensação de liberdade. É cada vez maior o número de pessoas que entende o Off-Road como um estilo de vida. Nele, o carro deixa de ter a simples finalidade da locomoção diária para ir trabalhar e resolver suas coisas. Na estrada, na montanha, na lama, o carro ganha uma 'nova vida' e te leva por caminhos totalmente diferentes, passando por lugares onde um veículo comum nem ousaria chegar perto.

Estamos falando do mundo dos apaixonados por 4x4. Dizem que quem experimenta não para jamais. O Off-Road cansa, suja, desgasta o corpo e a máquina. Poeira e perrengue não faltam, mas essa é a grande graça. Para cada quilômetro rodado com tremedeira do carro, marcha reduzida e obstáculos constantes, há uma vista ou um pedaço de natureza que encanta os olhos.

Nas trilhas mais difíceis, os fora-da-estrada reaprendem o valor do trabalho em equipe, e por vezes vivem situações em que um carro de R$ 100.000 pode ser ajudado por um outro de R$ 15.000. Na estrada, na hora da dificuldade, ninguém é melhor que ninguém.

 

Quer curtir um Off-Road? Planeje-se.

Se você achar que basta pegar o carro e entrar na primeira trilha, você pode ter problemas. Para curtir um Off-Road, você precisa de preparo e planejamento. Preste atenção em algumas dicas básicas antes de encarar a terra:

  • Faça uma revisão completa no carro antes de viajar, principalmente nos pneus.

  • A não ser que você conheça a trilha, ou ela seja muito bem sinalizada, não vá sozinho. Chame uns amigos ou contrate um guia local.

  • Abasteça num posto com combustível de qualidade. Na trilha, uma gasolina ruim pode ser um problemão.

  • Atolar faz parte. Procure manter o carro em aceleração e velocidade constantes, na marcha reduzida.

  • Em comboio, mantenha uma distância segura do carro da frente e nunca perca de vista o veículo de trás. 

  • Não existe pressa no Off-Road. Aproveite o caminho.

 

Vai comprar um 4x4? Analise alguns fatores.

Carros 4x4 são robustos, resistentes e feitos para enfrentar desafios extremos, mas tudo isso tem um custo, além, é claro, do seu gosto e estilo pessoal. O preço desses veículos costuma ser alto e comprar um deles deve ser uma decisão baseada em algumas variáveis. Veja agora algumas dicas para escolher o modelo ideal:

  • Analise o tipo de terreno que ele vai ser usado: se você gosta de aventuras no fim de semana, mas roda a maior parte do tempo na cidade, escolha um modelo com tração 4WD, pois gastam menos combustível e pneus. Caso o seu uso seja mais em terrenos irregulares, considere a tração integral AWD.

  • Pesquise sobre os custos de manutenção: embora sejam robustos e quebrem menos, em algum momento a manutenção terá de ser feita. Considerando que as peças de reposição - como pneus e amortecedores, não costumam ser baratas, pesquise antes e avalie.

  • Observe o espaço interno e a capacidade de carga: existem 4x4 bem compactos, ideais para quem gosta de aventuras rápidas, sem levar muita carga ou passageiros. Outros modelos são maiores e trazem muito espaço interno. Verifique qual modelo atende melhor às suas necessidades.

  • Atenção ao motor: o motor de um 4x4 é um dos itens que mais afetam o custo de compra e manutenção. Se você vai trafegar pouco, opte por um modelo à gasolina ou flex, mas se o seu negócio for longas distâncias e pegar estradas, vá de diesel.

 

Qual o modelo ideal?

Os modelos 4x4 podem ir das tradicionais e rústicas picapes "pau pra toda obra" até luxuosas versões SUV. Entre um e outro, há modelos intermediários, que proporcionam diversão e conforto.

  • Picapes: considerados carros grandes, elas oferecem espaço para cargas, além de mais resistência e força na terra bruta. 

  • SUVs compactas e Jipes: as SUVs menores são inspiradas no visual robusto de carros mais antigos, mas preservam o conforto de um sedan e uma carroceria compacta que se adapta bem ao uso em centros urbanos. Sua maior altura em relação ao solo é ideal para quem gosta de pegar a estrada de vez em quando.

  • SUVs: carros considerados de porte grande, oferecem espaço e bons recursos tecnológicos. Normalmente são procurados por quem quer espaço e capacidade de carga sem abrir mão do conforto.

 

E a manutenção depois da trilha?

Seu 4x4 pode parecer indestrutível, mas não é. Mesmo sendo resistente, ele precisa de manutenção antes e depois de encarar uma trilha Off-Road. É comum os donos se preocuparem com o antes, para evitar contratempos que estraguem a aventura, e não se atentarem para os cuidados no pós-trilha. Para ajudar você nessa tarefa, montamos um checklist dos principais pontos a serem observados:

  • Motor - é importante identificar vazamentos de água e óleo. Verifique mangueiras, suportes e coxins para observar se não apresentam defeitos. Muito barro e água no cofre do motor é sinal de que você precisa investir em anteparos de borracha, protegendo o motor do arremesso de barro pelos pneus.

  • Caixa e Reduzida - atente-se para vazamentos e folgas nas saídas dos cardãs dianteiro e traseiro. Se estiver com folga é só apertar a porca de fixação da luva. Água nos eixos e na caixa de transferência e transmissão, pode ser só o caso de trocar as mangueiras e elevar a válvula respiro.

  • Eixos - verifique a presença de folga ou vazamento de óleo e de graxa nos rolamentos dos cubos, munhões, ponta-de-eixo traseira e luva do pinhão.

  • Pneus - observe se não há cortes ou algo de estranho nos pneus e se as rodas apresentam alguma trinca.

  • Freios - verifique a regulagem e observe se existem vazamentos de fluido em flexíveis ou canos cortados. Se você tem freios a tambor, é recomendável retirar as panelas e lavar todo o sistema. O barro é abrasivo, estraga as lonas e retém umidade que pode ocasionar corrosão.

  • Suspensão - verifique o estado dos jumelos, buchas, amortecedores, batentes, e se no trajeto da suspensão ao pneu existe sinal de contato, que percebe-se quando a tinta foi removida. Isto pode ser um sinal de que você abusou ou que existem componentes com folga. Amortecedores para off-road garantem mais eficiência.

  • Parte Elétrica - veja se todos os sistemas estão em operação. Em particular, se há sinal de barro ou excesso de água no alternador e motor de arranque. Em caso positivo, desmonte e limpe. Pode ser necessário instalar anteparos de borracha para proteção. Verifique se o chicote e os conectores dos faróis e lanternas estão livres de umidade e barro. Caso contrário, proteja-os com silicone.

 

Tomando esses cuidados periodicamente após as trilhas, você manterá o seu 4x4 intacto por muito mais tempo. E se você gosta de mecânica, fazer ou acompanhar essas manutenções pode ser bastante divertido. Para finalizar, um último aspecto, ainda mais importante: a garantia das peças que você coloca no seu carro. A JS Peças trabalha com uma grande variedade de peças originais MWM, que é certeza da mais alta qualidade no 

universo off-road, em especial peças para esses tipos de veículos:

  • HS 2.5

  • S10 2.8 Sprint (mecânica)

  • S10 2.8 Sprint (eletronic)

  • Ranger HS 2.5

  • Ranger HS 2.8

  • Ranger Power Strock 3.0

  • Troller 2.8 Sprint (mecânico)

  • Troller Power Strock 3.0

 

É isso: antes de levantar poeira, passe na JS Peças, qualidade em peças há mais de 30 anos. Gostou do conteúdo? Acesse sempre o nosso blog e veja outros artigos que vão lhe interessar.

 


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