O que não pode faltar em uma oficina mecânica para veículos a diesel?

Se você topou o desafio de atender veículos a diesel em sua oficina mecânica ou direcionou o seu negócio somente para atender caminhões e ônibus, agora é hora de investir em uma estrutura, equipamentos e tecnologias para realizar os reparos com a excelência e apuro.

O mecânico pode ser o mais experiente possível, mas de nada vai adiantar se não tiver à sua disposição o suporte necessário para realizar o seu trabalho bem feito. Garantir boas condições de trabalho à equipe é essencial para ter sucesso nessa empreitada.

Então, vamos ao checklist básico do que não pode faltar em uma oficina mecânica focada nesse tipo de motor:

1- Espaço

Parece lógico, mas muitas oficinas mecânicas ainda não oferecem uma estrutura de trabalho que permita a mobilidade de um caminhão conforme as necessidades do mecânico. E sem contar que um pátio grande garante mais segurança aos veículos em reparo.

Mas não é só isso. O espaço devidamente preparado para esse fim permite que tudo seja organizado para facilitar o trabalho do mecânico, agilizando os processos e evitando atrasos.

2- Valas de inspeção

Como erguer um caminhão é tarefa um tanto quanto difícil, as valas de inspeção facilitam o acesso dos mecânicos à parte inferior do veículo, garantindo mais agilidade e um reparo mais aprimorado. Outro ponto importante é que previne acidentes de trabalho.

3- Cabines de pintura

Mais um investimento estrutural que colabora muito para a agilidade do serviço. É importante investir num planejamento prévio, para garantir não somente espaço necessário para os veículos, como também pensar em um piso que suporte o peso de um caminhão. O local também deve contar com elevadores ou plataformas que ajudem o pintor a chegar nas partes mais altas dos veículos.

4- Gaiolas e máquinas pneumáticas

As gaiolas são essenciais para a segurança do mecânico na hora de fazer reparos ou calibrar pneus. Já os equipamentos pneumáticos, como uma apertadeira, permitem ao mecânico realizar com menos tempo e esforço serviços simples como apertar o parafuso da roda de um caminhão.

5- Tecnologia de diagnóstico

Para facilitar a vida do mecânico e garantir precisão na hora do reparo de um veículo a diesel, o mercado já dispõe de uma série de scanners automatizados que ajudam a avaliar o funcionamento de cada compartimento de um veículo a diesel. Investir nessas tecnologias trará uma série de benefícios para o negócio e pode se tornar um grande diferencial perante a concorrência.

Agora é mãos à obra! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também