O diferencial para você rodar perfeito

O amigo caminhoneiro sabe bem que para fazer uma viagem tranquila é fundamental uma revisão completa e criteriosa no seu companheiro de estrada. Além do motor, dos pneus, suspensão, filtros e freios, é importante checar com atenção as peças que ficam embaixo do cargueiro. Um destes componentes é o eixo de tração, que recebe as rodas. No meio do eixo está o diferencial, e é essa peça a responsável por transmitir a potência do motor para as rodas.

Neste artigo, a gente reuniu uma série de informações, conceitos e dicas sobre a importância do diferencial para o seu possante rodar perfeito, do jeito que você espera. Vamos começar respondendo uma pergunta: para que serve o diferencial?

 

O diferencial e suas funções

Além de ser uma peça importantíssima na estrutura que suporta o peso do veículo, o diferencial serve para equilibrar a energia que é gerada no motor e vai para as rodas. Essa compensação da rotação das rodas é que mantém o seu pesado em estabilidade e garante a segurança de todos na estrada. No entanto, é preciso entender que existem diferenças de rotação quando o veículo entra em uma curva ou quando está com pneus de diâmetros diferentes.

Deixando mais claro: quando um caminhão faz uma curva, é comum uma roda estar com a velocidade diferente da outra. Num caminhão normal, por exemplo, as rodas da frente giram independentes uma da outra. É uma questão de ângulo: quando duas rodas fazem uma curva paralelamente, a roda de fora tem que girar mais rápido do que a de dentro, tendo em vista que ela precisa percorrer uma distância um pouco maior para manter o equilíbrio do veículo. E é exatamente neste momento que o diferencial entra em ação.

O diferencial aciona suas engrenagens para fornecer potências iguais para as duas rodas traseiras e, por meio dos semieixos, permitir que elas girem com velocidades distintas para compensar a distância maior que uma das rodas tem que percorrer. Essa ação, além de garantir estabilidade e dirigibilidade, ainda reduz a tensão nos eixos e previne o desgaste irregular dos pneus.

Outra situação em que o diferencial do seu caminhão também é muito útil é quando o eixo está equipado com pneus de diâmetros diferentes. Neste caso, independente de curva, as rodas vão sempre rodar em velocidades diferentes para percorrerem a mesma distância, até mesmo em trechos em linha reta.

 

Os itens do diferencial

Os principais componentes do diferencial são as engrenagens satélites, planetárias e os semieixos. Os satélites são instalados na cruzeta do diferencial e engrenados nas planetárias, que, por sua vez, são acopladas nos semieixos, fazendo as rodas girarem.

Essas partes são responsáveis por equilibrar a tração conforme o percurso do caminhão. Independente se está rodando em linha reta ou curva, as engrenagens satélites têm sempre que funcionar em harmonia. Nas retas, os satélites não se movem, mas numa curva as engrenagens satélites precisam girar na cruzeta para garantir velocidades diferentes entre as planetárias, os semieixos e as rodas.

O eixo cardan é a conexão para levar a potência do motor para a transmissão, e desta para o diferencial, através do pinhão ou eixo de entrada do diferencial.

 

O que fazer para evitar problemas?

Entre as causas mais prováveis de problemas nesta peça, temos:

  • A falta de manutenção;

  • Patinação das rodas;

  • Trancos e impactos por conta do excesso de cargas. 

 

Por isso, fique atento a eventuais barulhos que o diferencial fizer em curvas ou em leves trancos em saídas e freadas. Isso pode indicar uma folga na peça e, consequentemente, problemas futuros no seu bruto.

Assim como em outras partes do caminhão, a lubrificação é fundamental para manter o sistema do diferencial em boas condições. Utilizar o lubrificante correto no nível indicado reduz o atrito das peças, dissipa o calor e protege o metal da oxidação e corrosão.

A troca do óleo do diferencial é recomendada a cada 160 mil quilômetros ou a cada ano de uso. Mas, se o seu dia a dia for mais pesado e você submeter o bruto a condições extremas, é melhor considerar a marca de 50 mil quilômetros rodados ou 6 meses de uso. Lembre-se que a falta de lubrificação ou a utilização de óleo de má qualidade, nível baixo ou vazamento no pinhão ou cubos da roda podem causar sérios problemas para todo o eixo diferencial.

 

O que faz essa peça quebrar?

Danos no conjunto do eixo diferencial podem ser ocasionados por várias situações, como:

  • Instalação errada;

  • Má operação do motorista;

  • Falta de manutenção;

  • Modificação das peças do veículo ou do trem de força;

  • Desrespeito aos limites de peso estabelecido para o veículo.

 

Os problemas podem ser causados por fadiga do eixo, fadiga por choque, dentes quebrados e quebra no anel do ajuste do lado da flange, entre outros defeitos provocados por desgaste natural ou fatores externos. A quebra por carga de choque causa fratura instantânea ou trinca (a parte danificada é visível) e pode ocorrer devido ao acionamento incorreto do bloqueio na passagem para a tração. Outros defeitos são a fadiga do eixo traseiro e a fadiga de superfície. Rolamentos avariados também podem prejudicar o conjunto.

 

Que cuidados você pode tomar?

A princípio, as revisões frequentes são a melhor maneira de elevar a vida útil das peças do seu possante, afinal, o sistema mecânico dos veículos pesados é bastante complexo e submetido a condições extremas de viagem e peso. No entanto, para garantir que o desempenho do veículo permaneça por um bom tempo, mais do que as revisões, é preciso efetuar algumas ações de cuidado com a máquina.

Vale ressaltar que nunca se deve esperar um componente quebrar para substituí-lo. Todas as peças de um caminhão têm uma vida útil preestabelecida. Dessa forma, é preciso trocá-las no tempo certo. Outro fato é que a manutenção preventiva é bem mais segura e econômica do que a corretiva, pois um componente em mau estado e que passou do tempo de ser substituído pode acabar prejudicando outros sistemas, o que aumenta o preço do serviço de reparação. 

 

O bom disso tudo é que você pode contar com a parceria e as marcas de qualidade internacional para veículos pesados que a JS Peças oferece em estoque. Grandes fabricantes como Meritor, Euroricambi e Spicer trazem a garantia de segurança nas estradas, tanto no eixo diferencial quanto em todos os outros mecanismos que compõem o bruto. No seu caminhão ou na sua frota, fique atento à manutenção e conte sempre com a JS Peças.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também