Novembro Azul: uma bandeira que todo caminhoneiro deve levantar

O mês de novembro é dedicado à saúde do homem, especialmente à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. E cá entre nós, um mês é pouco para reforçar uma situação tão preocupante. Até o fim de 2017, pelo menos 61 mil brasileiros serão diagnosticados com a doença e 13 mil vão a óbito em decorrência dela. Só para você ter uma ideia, esse tipo de câncer é o segundo que mais mata homens no país, perdendo apenas para o de pulmão.

E sabe aquela velha mania de só ir ao médico quando aparece um sintoma? Esse é o principal agravante do câncer de próstata, que não apresenta sinais em seu estágio inicial. Sem contar que muitos homens ainda relutam em fazer o exame do toque, o principal meio de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A gente sabe bem que a rotina de trabalho nem sempre permite ao caminhoneiro colocar a saúde como prioridade, mas cada um deve fazer um esforço pessoal de adotar hábitos de vida mais saudáveis dentro e fora da boleia. Existem pesquisas, por exemplo, que apontam que o sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

A ciência também já comprovou que a prática de atividade física pode agir de modo protetor e tem sido um fator modificável para o câncer de próstata, por causa dos seus potenciais efeitos, como fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade, modulação dos níveis de hormônios e redução do estresse.

Depois de tudo isso, tá na hora de fazer uma mudança radical na sua vida e colocar a saúde em primeiro lugar, afinal, motor bem cuidado não falha. É por isso que separamos, a seguir, algumas publicações que já fizemos aqui no blog e que abordam o tema. Não deixe de conferir nossas dicas!

NOVEMBRO AZUL: Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata

5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina

Saúde na estrada: atitudes para ficar de olho! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também