Não caia no golpe da clonagem de documentos! 5 cuidados essenciais:

Quem vive no trecho com certeza já ouviu falar do golpe da clonagem de documentos. Infelizmente, as ocorrências têm crescido a cada ano, e todo cuidado é pouco para que transportadoras e caminhoneiros não sejam vítimas desse crime, que, cá entre nós, é prejuízo na certa e afeta diretamente a reputação e a confiança no profissional ou empresa.

 

O que acontece? O golpista assume a identidade do motorista - que pode ter tido seus documentos pessoais perdidos, roubados ou extraviados - e chega na transportadora ou embarcadora afirmando ser o profissional contratado para o frete. Com os documentos clonados em mãos, fica fácil desviar a carga! 

 

Mas algumas medidas simples podem garantir a segurança da carga e mitigar as chances de um cliente da sua frota ou transportadora cair nesse tipo de golpe. Reunimos os 5 principais a seguir: 

 

#1 Problema com documentos pessoais? 

Essa dica também vale para caminhoneiros autônomos. Em caso de perda, roubo ou extravio de documentos, o primeiro passo é procurar uma delegacia de polícia para registrar a ocorrências. Cabe aos frotistas orientarem seus motoristas para tomarem essa medida imediatamente, além de informar o seu gestor direto, para deixar registrado o problema. 

 

#2 Contrate profissionais de confiança

Conhecer o histórico do motorista a ser contratado para fazer parte da frota também é uma importante medida para evitar o golpe da clonagem, afinal, tem criminoso se passando por profissional. Suspeitou de alguma coisa? Vale a pena ir atrás de referências e contratantes anteriores para depois assinar a contratação. 

 

#3 Informe as equipes sobre o golpe

Realize treinamentos com o time de motoristas e envie informes constantes relembrando sobre as medidas de segurança para evitar o golpe da clonagem de documentos, especialmente com relação ao ponto levantado no item 1. 

 

#4 Esteja de prontidão para tirar todas as dúvidas do contratante

O canal de comunicação com a empresa que solicitou o frete e vai receber a carga deve estar sempre aberto, para informar atrasos do caminhoneiro na estrada ou outro contratempo. Além disso, o frotista ou responsável deve estar a postos para confirmar a identidade do motorista, caso o contratante fique desconfiado. 

 

Nesse sentido, ter o apoio de um sistema de rastreamento de veículos vai ser uma mão na roda, não acha? 

 

Veja mais: Segurança na estrada. Saiba mais sobre os rastreadores de caminhão.

 

#5 Caminhoneiro autônomo, cuide da sua reputação!

Cultivar boas relações ao longo da sua trajetória profissional é essencial para conquistar a confiança de quem contrata seus serviços. Isso envolve atitudes como atender aos prazos acordados, dirigir de forma segura, para evitar avarias na carga, e manter um relacionamento próximo e cordial com a empresa que solicitou o frete. 

 

Outra medida importante é cuidar do seu perfil nos aplicativos de frete e solicitar avaliações positivas das empresas, para manter a sua reputação alta. E lembre-se: qualquer problema com seus documentos, avise imediatamente seus contratantes mais recorrentes e faça o boletim de ocorrência. 

 

 

Tem mais alguma sugestão? Os comentários estão abertos para conversamos sobre esse assunto tão importante para a segurança no trecho. 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também