Mecânico, indique sempre a melhor hora da troca das pastilhas de freio.

As pastilhas de freio são essenciais aos caminhões e saber a hora certa de trocá-las é fundamental para a segurança no trecho.
Nesse post, vamos falar sobre os sinais que indicam que a pastilha de freio precisa ser trocada e, com a orientação de um bom mecânico como você, seus clientes vão rodar seguros.
Acompanhe e saiba mais!

As pastilhas são fundamentais para garantir uma rápida frenagem, tanto em casos de trânsito intenso como também para manobrar veículos muito pesados. Às vezes, a ida do cliente até a oficina é muito rápida para verificar todos os componentes do caminhão, mas alguns sinais podem ajudar o seu trabalho:

1) Atenção aos ruídos
Roda fazendo barulho pode ser o principal sinal de pastilhas desgastadas. E aqui é importante a sua atenção, porque muitas vezes nem o motorista identificou o barulho ainda. Mas mesmo assim, comece seu checklist de atendimento perguntando ao cliente sobre barulhos e também realizando alguns teste, mantendo o ouvido antenado. Fique atento aos barulhos, se possível, assim que o cliente estiver chegando à sua oficina. Alguns veículos mais modernos e bem equipados possuem um indicador que sinaliza quando é a melhor hora de trocar a pastilha de freio. Se for o caso, e o motorista ainda não tiver observado esse dispositivo, não deixe de conferir, esse pequeno detalhe pode te poupar tempo e trabalho.

2) Perda de performance
O tempo de frenagem é determinante para identificar o estado da pastilha. Esse sinal não é fácil de ser identificado dentro da oficina, até porque esse indicador varia de acordo com a carga que está sendo transportada, então a dica de ouro aqui é conversar com o seu cliente e questionar sobre a performance de frenagem do caminhão.

3) Verifique a quilometragem
A quilometragem é a "validade" da maioria das peças e com as pastilhas não é diferente. Por isso, identifique no manual do fabricante qual é a quilometragem recomendada para a troca e questione o cliente sobre quando foi a última manutenção nesse item.

4) Use um scanner automotivo
Se você seguiu todas as etapas anteriores e mesmo assim precisa de mais certeza para determinar a troca das pastilhas de freio, a melhor solução é investir em um scanner automotivo. Essa ferramenta é essencial para fazer um diagnóstico rápido de todo o veículo, encontrando os pontos que apresentam defeitos e descobrindo a melhor forma de prosseguir com a manutenção de maneira eficiente, em vários componentes.
Vale lembrar que essa tecnologia não, ao contrário do que muita gente pensa, não é cara e nem difícil de usar, ela foi desenvolvida para deixar o dia a dia da sua oficina cada vez mais prático, economizando tempo e trabalho. Já pensou nessa possibilidade?

E aí, conte a sua experiência pra gente aqui nos comentários! Existe mais algum sinal que você identifica nos caminhões dos seus clientes?


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também