Manutenção do caminhão:  um check-list pra não faltar nenhum detalhe

Passado o fim de ano, época boa em que até os caminhoneiros costumam dar uma parada para celebrar em família (todo mundo merece, né?), é hora de começar o Ano Novo com o pé direito no acelerador. Mas antes de sair por aí, é preciso verificar o estado do seu companheirão de estrada. Sim, estamos falando da manutenção do seu caminhão ou frota, uma prática fundamental para você ter viagens tranquilas pela frente.

 

Como você sabe, a manutenção de um caminhão é diferente de um carro de passeio, pois um veículo de carga tem inúmeros componentes e uma mecânica bem mais complexa. No Brasil, os caminhões percorrem grandes quilometragens, dadas as dimensões continentais do país, e somente uma manutenção preventiva pode fazer com que os gastos diminuam.

 

Sim, porque gastar em revisão é, na verdade, investir. Levantamentos apontam que as despesas com o caminhão caem em até 30% quando é feita a manutenção preventiva. Além disso, você não corre riscos de parar no meio da viagem ou ser pego em uma fiscalização, situações que comprometem os ganhos com o frete.

 

Siga o check-list

Pensando em tudo isso, preparamos um check-list para facilitar a sua vida na hora de fazer a manutenção do bruto. Dê uma olhada e fique atento:

 

1) De olho no óleo

A primeira coisa, básica, é checar o nível do óleo do motor pela vareta. Se estiver abaixo do ideal, é hora de trocar. Depois, é necessário conferir também a viscosidade e se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos, pois isso pode indicar problemas mecânicos no motor. A troca deve ser feita conforme a orientação da montadora ou do fabricante do óleo, o que vier primeiro.

 

2) Cautela e pé no freio

Se, ao pisar gradualmente no freio, o pedal ceder, com certeza seu caminhão está com algum defeito no sistema de frenagem. Fique atento para realizar a drenagem da água acumulada nos cilindros de ar, assim como a inspeção das lonas ou pastilhas, tambores ou discos e das sapatas do freio. Caso o veículo possua o sistema ABS, deve ser feito o teste de funcionamento para identificar alguma possível anomalia.

 

3) Os filtros

Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor são muito importantes na retenção de impurezas dos fluidos que circulam no veículo e devem ser trocados rigorosamente seguindo as recomendações dos fabricantes, e claro, sempre por produtos originais. Se você notar os filtros muito sujos, com aparência escura, faça a troca. Com o uso intenso, a tendência é que o tempo de vida útil deles seja menor.

 

4) A vez dos pneus

Rodas e pneus são a extensão das suas pernas na estrada, por isso, jamais rode por aí sem verificar o estado deles. Preste atenção à superfície do pneu, a profundidade das ranhuras da banda de rodagem. Caso haja alguma irregularidade, o pneu deve ser trocado na hora. É importante também conferir a pressão - os índices de calibragem variam de acordo com a carga transportada e o perfil do pneu. Esses índices são fornecidos pelo fabricante. Os estepes também precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.

 

5) Sistema elétrico

Este é o item que melhor comprova que a revisão do seu bruto deve ser feita por profissionais capacitados, afinal, o sistema elétrico é um conjunto complexo de circuitos que permite o funcionamento correto da direção, lâmpadas e motor. Um sistema que funciona mediante quatro etapas fundamentais (gerar corrente, transmitir corrente, distribuir e carregar). Para isso, tudo deve estar em perfeita ordem com os alternadores, chicotes, módulos, além é claro, da bateria e da caixa de fusíveis.

 

6) As paletas do limpador

Achou que a gente não fosse dar atenção às paletas porque é uma coisa simples? É, mas elas são fundamentais para garantir a segurança do caminhoneiro em períodos de chuva, porque garantem o seu campo de visão. O desgaste desse componente é muito comum, devido à falta de uso e exposição à radiação solar, ressecando e deformando as bordas das paletas. Por isso, faça um teste e, se preciso, troque-as.

 

7) A quinta roda

Comece fazendo a limpeza da graxa antiga e a troca por uma graxa nova. Verifique também se não há folga em seus componentes. Cheque o funcionamento do bloco, da garra de travamento do pino-rei, da barra e do disco de fricção. Lembre-se que a quinta roda está diretamente relacionada com a segurança da carga e do caminhão.

 

8) Suspensão

A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo, por meio do sistema de molas. É esse funcionamento que evita danos ao chassi e à carga transportada, danos esses causados pela presença de buracos ou ondulações na pista. Logo, é importante que você cheque todo o sistema: molas, batentes, barra estabilizadora e bandeja. Não se esqueça de fazer a lubrificação dos pinos de suporte e centrais. Com o tempo e as trepidações constantes, pode haver folgas ou danificação das peças, por isso, fique atento também às partes menores como buchas, parafusos e grampos.

 

9) Sistema de refrigeração

Apenas manter o nível ideal de óleo para o motor não é suficiente para se evitar o superaquecimento. Logo, para que a temperatura esteja sob controle, é preciso refrigerar o motor. Você conhece o funcionamento desse sistema? Basicamente, trata-se de uma bomba, uma válvula termostática sensorial, o reservatório de água e um aditivo adicionado à água para evitar a corrosão dos componentes metálicos. E, como qualquer outro sistema, este também carece de manutenção. O cuidado mais simples é adicionar o aditivo à água do radiador, no entanto, muitos caminhoneiros ainda se esquecem da importância disso. Aproveite para conferir também as mangueiras e eventuais vazamentos. Rodar vários quilômetros com pouca ou nenhuma água no radiador pode levar o motor a superaquecer.

 

10) Cuidados com o baú

Esse é um componente essencial para quem, como você, trabalha com transporte de carga. Por isso, para manter o bruto em ótimas condições, tome cuidados com a manutenção do baú. No dia a dia de carga e descarga de mercadorias, seja cuidadoso ao embarcar qualquer tipo de carga. O tombamento de materiais com peso considerável pode causar danos à estrutura. Por último, não se esqueça de lavar o baú periodicamente. Não se trata apenas de higiene, mas porque durante a lavagem você poderá perceber furos e vazamentos, de modo a proceder com o conserto no menor tempo possível.

 

Os benefícios da manutenção preventiva

 

A manutenção preventiva pode trazer vários benefícios para o caminhoneiro ou o gestor de frotas. E deve ser encarada não como um gasto, mas como uma estratégia de economia em potencial:

 

  • Redução de custos: imagine o prejuízo de um acidente causado pelo desgaste de uma simples lona do freio? Quantas mercadorias podem ser perdidas pela falta de manutenção de uma peça que custa aproximadamente R$ 100? Isso sem contar a possível perda de vidas ou indenizações milionárias que um acidente pode trazer.

  • Melhor desempenho: com todas as peças e os sistemas do bruto em perfeito funcionamento, você garante a máxima potência do seu motor durante toda a viagem. Isso evita atrasos na entrega das mercadorias e mantém seus clientes satisfeitos.

  • Reduz acidentes: como já foi dito, os cuidados de manutenção preventiva dos caminhões influenciam positivamente para evitar acidentes em rodovias e diminuir o número de vítimas fatais.

  • Aumenta a longevidade da frota: este é um benefício evidente, mas muitas vezes ignorado. Assim como qualquer outro veículo, um caminhão que recebe cuidados preventivos tem mais durabilidade de suas peças e pode rodar por mais tempo.

 

Por tudo isso, a manutenção de seu caminhão ou de sua frota passa longe de ser uma questão de luxo. É uma estratégia inteligente de segurança e qualidade para manter-se ativo num mercado tão competitivo. Mas na hora de arregaçar as mangas e fazer a manutenção do bruto, procure cercar-se de profissionais capacitados, seja na oficina mecânica escolhida e, principalmente, na confiança que só peças originais e genuínas proporcionam. Na Rede JS Peças, você encontra os maiores fabricantes mundiais de peças para veículos pesados e um estoque incomparável, que garante sempre ótimas condições para o seu orçamento. Para rodar tranquilo, passe antes na Rede JS Peças. 


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