Injeção diesel e convencional: Qual é a diferença?

No Brasil, a venda de veículos de passeio com motor a diesel é proibida, sendo comercializados apenas em veículos SUVs, picapes, utilitários e crossovers com esse tipo de combustível. A injeção diesel deve ter manutenção adequada  no dia a dia. O motor diesel é mais robusto e tem uma durabilidade maior do que veículos movidos a outros tipos de combustível, o que torna sua manutenção mais complexa.

Na injeção diesel, a força de combustão não é extensa, pois ocorre de acordo com a entrada de combustível. No entanto, ela tem uma duração maior graças ao caminho mais longo percorrido.

No caso da injeção convencional, a gasolina, ela tem uma força mais violenta e age como uma forte batida no pistão. Como o caminho é pequeno, a combustão é mais rápida.

Carros com motores a gasolina ou etanol possuem um número maior de rotações por minuto (RPM), o que faz com que eles tenham mais velocidade. Já motores diesel, por precisarem de menos giros, são mais econômicos e apresentam uma durabilidade maior.

Essas diferenças refletem no preço: é comum que os bicos da injeção direta, que precisam ser mais resistentes, custam o dobro dos convencionais. 

Com a consolidação da injeção eletrônica no mercado automotivo, hoje é fundamental que o gestor de frota conheça de maneira detalhada este processo, recomendando os cuidados necessários para o bom funcionamento do sistema escolhido para sua frota.

Para facilitar, listamos algumas das vantagens da injeção eletrônica em relação ao sistema de injeção convencional:

  • A injeção eletrônica controla o carburador, porém, de forma eletrônica e precisa;

  • Permite que problemas sejam detectados eletronicamente e apareçam no painel do carro (luz de alerta), o que propicia ação rápida e evita danos elevados;

  • Controle de dosagem correta de combustível para o motor diante de cada situação (carro parado no sinal, marcha lenta, ultrapassagem), o que ajuda na economia;

  • Aumento da precisão na hora de formação e queima (ignição) de combustível;

  • Controle da emissão de gases poluentes;

Injeção eletrônica otimiza e melhora processos

Há muitos adeptos do sistema de injeção tradicional, mas a realidade percebida é que o sistema eletrônico apresenta avanços que beneficiam  motoristas e mecânicos, além de otimizar a manutenção da frota. A injeção eletrônica digitaliza o sistema para o veículo, também o digitaliza para os profissionais de mecânica.

Isso porque com o uso do scanner automotivo, o profissional consegue realizar um diagnóstico preciso sobre falhas no motor e buscar uma solução eficiente. Com isso, se reduzem o tempo de manutenção, os gastos e os danos, além de se aumentar a vida útil do veículo e do motor. Este sistema de injeção significa a evolução dos componentes, o que beneficia motores, mecânicos e, principalmente, motoristas.

Injeção diesel x convencional. Qual é o melhor sistema?

Para os dois tipos de sistema há desvantagens, sendo relativo para cada tipo de frota ou tipo de empresa. O sistema de injeção direta é sempre mais caro para implementar, e de manter e, tecnicamente, a sua manutenção também é mais exigente. Contudo, as vantagens são claramente mais importantes. E não se esgotam no aumento de eficiência do automóvel, com benefício para o consumo.

Fazendo a injeção diretamente no compartimento, no momento exato, na quantidade certa, evitando perdas e mantendo a qualidade da explosão da mistura, a utilização da injeção direta permite o melhor aproveitamento da energia disponível, além de ganhos em potuguês.

E atenção: para manter sempre a injeção eletrônica em dia conte com a experiência de 30 anos da JS Peças. Temos o mais variado estoque de peças para veículos pesados, tudo para manter o bom funcionamento da frota e maior economia de combustível. Saiba mais em nossas lojas e em nosso Instagram.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também