Gente que não deixa o Brasil parar

O surgimento do coronavírus pegou o mundo de surpresa. A doença misteriosa nasceu nos mercados populares de Wuham, no centro da China e, a princípio, não foi levada muito a sério nas nações ocidentais. Em poucas semanas, porém, ela se espalhou pelos cinco continentes, criando a maior pandemia dos últimos 100 anos e assustando profissionais de saúde pela facilidade de contágio e letalidade. Após o susto, governos do mundo todo determinaram que empresas de setores não essenciais fechassem as portas e que os cidadãos se recolhessem às suas casas, saindo o mínimo possível. Uma medida drástica com o objetivo de tentar impedir que o novo vírus continue se espalhando e que os sistemas de saúde entrem em colapso.

E quem não pode ficar em casa? Com a maioria da população reclusa, em home office ou férias forçadas, a sociedade começa a dirigir o olhar para algumas categorias que - em que pese o risco a que estão submetidos - não podem interromper sua rotina de trabalho. São pessoas que fazem parte da cadeia de serviços essenciais. É uma cadeia composta por médicos, enfermeiros e profissionais de saúde; policiais militares e de segurança privada; telecomunicações e internet; serviços de entrega delivery de alimentos; geração de energia, imprensa, caminhoneiros, entre outras categorias que você pode conferir aqui.

Mais que profissionais, heróis. Com tudo isso que está acontecendo, uma coisa precisa ficar bem clara na mente de todos: esses profissionais são fundamentais para que o Brasil não pare por completo, levando o básico para o bem-estar das famílias e impedindo que a economia seja ainda mais prejudicada. Entre essas categorias, a JS Peças tem o orgulho e a satisfação de ser parceiros de algumas delas. Gente de brio, que sai do conforto e segurança da sua própria casa para manter o país no rumo. 

Os caminhoneiros
O que dizer dessa classe de mais de 2 milhões de profissionais? São eles que levam o Brasil adiante, cruzando estradas de norte a sul, transportando medicamentos, alimentos, insumos, equipamentos, materiais de construção e tudo mais à todas as regiões do país. Em tempos de quarentena, a grande maioria continua na ativa - e pior - enfrentando sérias dificuldades para fazer o seu trabalho. São muitos os relatos de caminhoneiros que têm enfrentado até falta de comida nas estradas país afora. A dificuldade em tomar banho e se higienizar é outro problema grave, ainda mais nestes tempos. Agora, imagine o que seria dos hospitais se faltasse os insumos médicos? Pense o que seria da população se faltasse comida? Nessa hora, é preciso ter bom senso e valorizar esses bravos profissionais. 

O transporte de cargas vivas
Essa é outra parte fundamental para o abastecimento da população. Transportando rebanhos bovinos, suínos, frangos e outras cargas vivas, esses profissionais continuam garantindo a alimentação e a qualidade de vida de quem está em casa. 

As oficinas mecânicas
Entre os vários serviços da cadeia essencial, todos precisam transitar. Um carro ou ônibus quebrado na rua é prejuízo de tempo e produtividade das pessoas. A manutenção dos veículos e das frotas, você sabe, depende do trabalho sério feito em nossas oficinas mecânicas. Em todas as cidades, na maior parte dos bairros, elas estão sempre lá, oferecendo o suporte para tudo funcionar perfeito. Modernas e tecnológicas ou mais simples, são mais de 121 mil estabelecimentos em todo o país. 

O transporte urbano e as frotas particulares
Por mais que a circulação esteja restrita, muita gente precisa de transporte para ir trabalhar. Nessa hora, estão lá as empresas, os frotistas e os profissionais do transporte para levar os cidadãos, muitas vezes até mesmo enfermeiros e técnicos de saúde, que estão na linha de frente na luta pela vida. 

A coleta de lixo
As pessoas estão em casa, mas os garis e as empresas responsáveis pela coleta do lixo estão nas ruas. Ruas limpas, que significam menos riscos à saúde da população.

Mais que serviços essenciais, pessoas essenciais
Neste artigo, o que nós da JS Peças propomos é uma reflexão. É num momento como esse que precisamos, mais do que nunca, valorizar quem se esforça, quem trabalha com dignidade e até mesmo com o risco de sua própria saúde para o bem estar de todos. Estes são os essenciais. 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também