Frota própria ou terceirizada: qual a melhor rota?

No dia a dia de uma empresa transportadora, uma das dúvidas mais comuns dos gestores de frota diz respeito ao formato da operação, ou seja, o que vale mais a pena: manter uma frota própria ou terceirizada? De fato, uma questão da máxima importância, por englobar um conjunto de decisões, desde as operacionais e corriqueiras às mais estratégicas. Por isso, há de se analisar com rigor as vantagens e desvantagens de cada opção.

No artigo de hoje, vamos esclarecer alguns pontos que cercam essa escolha e ajudar você a concluir qual formato se aplica melhor ao seu modelo de negócios, à sua estrutura organizacional e as necessidades dos seus clientes. Prontos para embarcar?

 

Vantagens de ter uma frota terceirizada

Sem perda de tempo, vamos direto ao ponto: empresas que optam pela terceirização da frota conseguem economizar dinheiro e tempo, já que podem focar na parte estratégica do negócio e ainda ganham eficiência na operação. Pra ficar mais claro, destacamos aqui algumas vantagens. Olha só:

 

1. Custos mais previsíveis

Ao terceirizar a frota, a empresa consegue fazer um planejamento financeiro mais preciso e evita surpresas lá na frente. Sim, porque ao fechar um contrato com a companhia que vai disponibilizar os caminhões, os valores mensais a serem pagos já ficam definidos. Em outras palavras, os custos são fixos, independente da possibilidade de roubos, manutenção dos veículos ou oscilação no preço dos combustíveis.

Outro fator a ser levado em conta é que uma frota própria significa mais funcionários na sua folha de pagamento, o que incide em décimos terceiros, férias, benefícios e licenças. Para algumas empresas, esses custos podem ser altos demais para manter uma frota própria.

 

2. Veículos disponíveis para substituição

Com a frota terceirizada, sua empresa nunca fica parada, porque independente do que ocorra, haverá sempre opções de veículos substitutos disponíveis.

 

3. Sua empresa não arca com a depreciação da frota

Optando pela frota terceirizada, sua empresa paga apenas pelo uso do ativo e, dessa forma, o custo de depreciação é todo do fornecedor, que é o proprietário dos veículos. Nesse sentido, sua empresa ganha também no momento da renovação da frota, pois não precisa lidar com a venda dos veículos antigos, basta devolvê-los ao fornecedor e retirar os novos. Simples assim.

 

4. Eficiência e melhores resultados

A frota terceirizada permite que o gestor mantenha o foco nos pontos mais estratégicos da operação. Afinal, enquanto o fornecedor se preocupa com detalhes mais operacionais - como entregar os caminhões onde for necessário e fazer a gestão da documentação, manutenção e multas, sua empresa pode se concentrar em gerir e melhorar os indicadores do negócio, como a performance dos condutores, reduzir despesas e aumentar a produtividade da equipe. 

 

5. Sua empresa não fica com capital parado

Sem a necessidade daquele alto aporte financeiro inicial, sua empresa melhora o fluxo de caixa e libera mais recursos para a aplicação em outros focos do negócio. Além disso, como você paga um valor mensal pela utilização da frota terceirizada, tem a possibilidade de manter mais linhas de crédito abertas para investir no crescimento.

 

E o outro lado da moeda?

Já para quem prefere centralizar tarefas e ter o controle total na tomada de decisões, a alternativa é a aquisição e manutenção da frota própria. A seguir, você vai ver alguns aspectos positivos dessa opção.

 

1. Centralização das atividades

Algumas empresas querem ter o controle na mão e preferem centralizar os processos da frota, desde a aquisição e revenda dos veículos, até etapas cotidianas como providenciar o licenciamento, emplacamento e manutenções. Isso traz a vantagem de poder acompanhar de perto todos os processos da logística. Fica também mais fácil identificar gargalos e estabelecer melhorias para a frota ser o mais ágil possível.

 

2. Flexibilidade nas entregas

Em geral, ao fechar contrato e terceirizar a frota, sua empresa fica à mercê da fornecedora. Isso significa que as entregas de produtos ficam sujeitas à disponibilidade daquela companhia, nas condições firmadas em contrato com relação aos horários e quantidade de caminhões. Ao contrário, quando você possui sua frota, as entregas podem ser feitas sob demanda. Seus motoristas ficam de prontidão e entregam assim que solicitados. É possível até fazer entregas em horários fora do expediente caso surjam emergências - basta o pagamento da hora extra.

 

3. Publicidade "gratuita"

Aposto que nesse momento você está pensando num caminhão bonito, com a sua logo bonitona estampada no baú. Com uma frota própria, isso é uma realidade, e sua marca sendo vista circulando pelas estradas e cidades gera um importante conceito de marketing: brand awareness (consciência de marca). As pessoas veem seu caminhão e pensam na sua marca quando precisarem de um serviço igual.

 

4. Sem restrição de quilometragem ou de carga

Por ser proprietária do caminhão, sua empresa não tem limitador em relação a quantos quilômetros rodar por mês ou a quantidade de carga. Ao fechar um contrato, a maioria das frotas terceirizadas já estipula esses limites, afinal, elas querem atender outros clientes também. O problema é que você não pode variar a oferta de serviços conforme a demanda, já que isso fica amarrado sob contrato. Com uma frota própria, o controle e a decisão estão nas suas mãos.

 

Mas então, qual opção é a melhor?

O que precisa ficar claro é: não existe um modelo padrão a ser adotado ou uma única escolha. Ambas as alternativas têm particularidades que podem interferir positiva ou negativamente no funcionamento da sua operação. Na verdade, o que deve nortear a sua decisão é o perfil e as demandas da sua empresa.

 

Aspectos importantes

A viagem está quase no fim, mas a gente gostaria de chamar sua atenção para dois aspectos: primeiro, o tamanho da sua empresa, e segundo, as perspectivas financeiras (faturamento) e estruturais (capacidade de atendimento).

Se sua empresa é de pequeno porte, a opção por investir numa frota própria pode não ser a mais recomendada. Além do grande capital aplicado no processo, os ativos adquiridos se tornam, sob a ótica contábil, imobilizados, ou seja, é um recurso financeiro (dinheiro) de lastro real que por tempo indeterminado ficará parado, sem acúmulo de receita ou ganho de valor. E, como você bem sabe, caminhão e capital parado nunca é bom.

Além disso, outras áreas estratégicas do seu negócio, que poderiam receber aportes de investimento, não vão receber recursos em virtude do capital imobilizado.

 

Para encerrar

 

Portanto, o que você deve fazer é analisar minuciosamente as necessidades da sua empresa, seu modelo de gestão, sua estrutura de custos, as singularidades da sua operação, e principalmente, o perfil, as demandas e as necessidades dos seus clientes. Se for preciso, procure uma consultoria especializada antes de tomar a decisão. A Rede JS Peças estará sempre ao seu lado, seja qual for a rota que você escolher, trazendo sempre a qualidade superior em peças e serviços, além de informações e conteúdos para auxiliar você nas decisões mais importantes.

 


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