Dicas para cuidar do eixo diferencial da sua picape

Os donos de picapes e caminhonetes precisam estar atentos ao funcionamento do eixo diferencial, uma vez que ele é responsável por direcionar a força gerada pelo motor para as rodas de tração. 

A sua principal virtude aparece na hora da curva, quando o sistema transmite o torque necessário para as rodas traseiras girarem em diferentes rotações. Além disso, o diferencial sustenta boa parte do peso do veículo, então precisa ser bastante resistente. Continue lendo para saber como cuidar e identificar problemas nesse sistema da sua picape.

Componentes do eixo diferencial

O eixo diferencial é composto por diversas peças, e abaixo estão as principais entre elas:

- Carcaça; 

- Pinhão;

- Coroa;

- Caixa de satélites;

- Satélites;

- Planetárias;

- Semieixos;

Esses componentes são responsáveis por receber a rotação do eixo cardan e transmitir o giro no sentido correto. Os satélites e planetárias também auxiliam a picape na hora de fazer a curva, permitindo que a velocidade correta chegue a cada uma das rodas traseiras. 

Saiba mais: A manutenção preventiva da Coroa e do Pinhão do caminhão

Identificando problemas no eixo diferencial

As picapes estão preparadas para suportar uma grande carga de trabalho, mas é preciso estar com a manutenção em dia para não ter nenhum problema no caminho. No caso do eixo diferencial, a sobrecarga e a falta de lubrificação do sistema podem causar um grande prejuízo. 

Problemas nos semieixos são os mais comuns, mas também é possível ocorrer quebra de algum dente do pinhão, da coroa, dos satélites ou das planetárias. Nesse caso, todo o diferencial fica comprometido, provocando perda de eficiência na transmissão, além do barulho causado pela engrenagem quebrada. 

Se isso acontecer, o recomendado é desligar a picape o mais breve possível e acionar o seu mecânico de confiança. Caso o veículo continue funcionando, o estrago pode ficar ainda maior, já que uma engrenagem quebrada acaba danificando a próxima, e por aí vai.

Para garantir o melhor desempenho para sua picape, invista em peças de eixo diferencial da Spicer Dana, a marca original que equipa 80% dos veículos fabricados no Brasil com diferencial de até 13 toneladas, e que possuem alta tecnologia e durabilidade para o seu veículo. E na Rede JS Peças, você encontra o catálogo completo dessa e de outras grandes marcas do mercado diesel. Faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais e tenha as melhores condições de pagamento e entrega para todo o país. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também