Dicas para contratar bons mecânicos para sua oficina diesel

Quem é dono ou gestor de uma oficina mecânica para veículos pesados, sabe que ter bons profissionais faz muita diferença na hora de atender os clientes e, claro, impacta diretamente no sucesso da empresa. 

Seja para um cargo administrativo ou para atuar como mecânico, uma contratação equivocada pode trazer problemas para a oficina mecânica, tais como:

- Queda na produtividade da equipe causada pelo baixo engajamento do colaborador, com possível aumento na rotatividade dos cargos;

- Aumento nos custos da oficina. Todo o investimento ao longo do processo de seleção e admissão se transforma em prejuízo com o desligamento de um colaborador, já que será necessário começar tudo de novo com outro colaborador. 

- Insatisfação dos clientes com o serviço e a qualidade do atendimento, prejudicando a imagem da empresa.

Baixe grátis: Guia completo para conquistar mais clientes para sua oficina de veículos a diesel.

Ter uma equipe engajada, bem treinada e especializada é essencial para que a sua oficina se destaque dos concorrentes, aumentando assim os lucros da empresa. Já viu que a hora da contratação é uma parte muito importante, né? Veja algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa. 

1. Descreva bem o cargo

Para atrair o profissional certo para sua oficina mecânica de veículos pesados, o primeiro passo é descrever corretamente a função que será exercida pelo contratado. Quanto mais detalhado, melhor. Informe também quais são os pré-requisitos da vaga e as vantagens de trabalhar na empresa. 

2. Tenha um orçamento definido

Um dos segredos para a boa administração de uma oficina mecânica de veículos pesados é fazer controle dos gastos da empresa. Antes de realizar as entrevistas, separe um orçamento específico para a contratação de acordo com a realidade do negócio, evitando assim prejuízos e custos não planejados.  

Saiba mais: Guia para uma boa gestão da sua oficina mecânica a diesel

Realize testes técnicos

Após avaliar e selecionar os currículos, é hora entrevistar os candidatos e conhecê-los pessoalmente. Além do bate-papo, faça uso também de testes técnicos para avaliar o nível de conhecimento dos profissionais. 

Analise a experiência dos candidatos 

Vale saber as experiências em empregos anteriores, o tempo em cada serviço e se o candidato possui certificados ou diplomas na área. Em caso positivo, esse é um bom indicativo de que o mecânico busca se manter atualizado e sintonizado com as novidades do setor de veículos pesados. 

Transmita os valores da empresa

A cultura organizacional da oficina mecânica deve ficar clara desde o início do processo de seleção, para assim ajudar a selecionar os candidatos que se identificam e estejam alinhados com os valores da empresa. 

Invista em quem tem potencial 

Imagine o seguinte cenário: você entrevistou um candidato com bastante potencial, vontade de aprender e com valores que se assemelham aos da empresa, mas ele não possui o nível de conhecimento e a experiência que a sua oficina necessita. O que fazer? 

Uma boa solução é investir na formação de aprendizes, oferecendo cursos de capacitação e treinamento pessoal. O investimento pode até ser maior, mas dessa forma, você irá garantir colaboradores mais engajados e conectados com a sua oficina mecânica. 

Assim como ter bons profissionais, utilizar peças de qualidade na hora de realizar os serviços da oficina ajudam a empresa a se destacar dos concorrentes, garante credibilidade com o público, fidelizando a clientela e, consequentemente, aumentando os lucros. 

E aí, a Rede JS Peças possui um portfólio com mais de 105 mil itens diferentes de marcas originais para te ajudar. Baixe o nosso catálogo e faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais.  

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também