Confira 3 mitos sobre a mecânica de caminhões!

Toda profissão tem seus mitos, e na vida da estrada não é diferente.

Por isso, hoje vamos falar sobre 3 costumes relacionados à mecânica do caminhão que são mitos e precisam ser evitados, já que podem prejudicar o funcionamento do bruto e até colocar a vida do motorista em risco.

Confira!

 

Mito nº 1: Antes de sair, é preciso esquentar o motor do caminhão por 15 minutos.

Esse é um costume que vem da época em que os caminhões não possuíam injeção eletrônica e óleos lubrificantes mais viscosos. Nos modelos de hoje, isso é um costume sem necessidade, já que o motor do caminhão aquece rodando, além de que, diversos componentes não recebem calor nesses minutos de motor ligado, como o eixo traseiro, caixa de transmissão, embreagem, freios e rolamentos, por exemplo.

 

Mito nº 2: A válvula termostática é inútil

A válvula termostática está presente no motor do caminhão, e é responsável por controlar o direcionamento do líquido de arrefecimento, hora para o motor, hora para o sistema do radiador. Acontece que, antigamente, essa era uma peça que apresentava defeitos rotineiramente. Atualmente, esses defeitos são esporádicos, mas a má fama pegou, e muito caminhoneiros escolhem retirá-la. É aí que mora o perigo, pois essa retirada provoca a redução da capacidade de arrefecimento do motor, pois o líquido deixa de circular entre ele e o sistema do radiador.

 

Mito nº 3: Descer uma baixada na banguela economiza combustível

Essa todo mundo já fez alguma vez na vida! Mas preste atenção no grande mito: quando você engata ponto morto em uma descida, essa marcha faz com que a injeção libere mais combustível para que o motor possa continuar girando (fomos enganados!) E tem mais! Além do aumento no consumo do diesel, essa manobra sobrecarrega os freios, já que em uma descida você conta com o importante aliado do freio motor. A dica pra economizar então é: engate uma marcha menor e desça se acelerar, assim, a injeção vai indicar ao motor que você não está acelerando, isso vai ocasionar um corte no fornecimento de diesel e o consumo de combustível será zero. A própria inércia do caminhão vai manter o motor girando sem a necessidade de injeção de mais combustível.

 

E você, já descobriu algum mito nesse universo dos veículos diesel? Conta pra gente aqui nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também