Como reduzir a rotatividade de funcionários na sua oficina mecânica?

O que não falta no mercado de oficinas mecânicas é empresário se agarrando a salários altos para segurar um bom funcionário. Essa estratégia pode até funcionar por um tempo, mas se outros aspectos da relação de trabalho não forem considerados, é possível sim perder um bom colaborador para uma empresa que pague menos. Por isso, para reduzir a rotatividade de funcionários, o administrador tem que ir além. 

Para começo de conversa, por que investir numa equipe sólida, qualificada e engajada é bom para uma oficina? A resposta é simples: trata-se de uma estratégia que interfere diretamente na lucratividade, por garantir mais produtividade e, acima de tudo, clientes satisfeitos. Em resumo, quanto mais tempo um colaborador fizer parte da sua equipe, melhor para o negócio! 

Para isso, é importante medir a rotatividade de profissionais, o chamado turnover, índice da área de Recursos Humanos usado para medir a quantidade de profissionais que deixaram a empresa em determinado período, gerando novas necessidades de contratação.

Turnover alto pode acarretar muitos problemas para o dono de uma oficina, mas vamos destacar os três principais: 

- Gasto extra, já que substituir um funcionário custa dois meses de seu salário; 
- Sobrecarga de trabalho para os colaboradores que ficam;
- Reflete negativamente no clima organizacional, como murmurinhos sobre a situação financeira da empresa e até baixa credibilidade da administração.

A situação perfeita para o empresário é justamente o contrário, pois significa equipe qualificada e engajada com os propósitos do negócio, refletindo no bom atendimento das expectativas do cliente e aumento da rentabilidade dos serviços prestados.

Como manter o índice de turnover de uma oficina mecânica baixo? Temos algumas estratégias de eficácia comprovada para sugerir: 

1- Atenção aos detalhes na hora da contratação
Você pode contratar um mecânico de excelentes competências técnicas, mas com péssimas habilidades de convivência e trabalho em equipe. Tudo isso deve ser observado na hora da admissão, para diminuir as chances de demissão. 

Na entrevista inicial, considere também a proatividade para adquirir novos conhecimentos, o bom relacionamento com os demais membros do time e a capacidade para seguir regras.  

2- O plano de carreira deve estar claro para todos
Já no momento da contratação, é bacana apontar até onde o colaborador pode chegar no organograma da oficina. Lembrando que um bom plano de carreira respeita critérios como tempo de casa, metas alcançadas, habilidades adquiridas ao longo do tempo e adequação à cultura da empresa.

3- Pense em benefícios além do salário
Falamos lá no início do texto que pagar mais que a concorrência não assegura um índice baixo de rotatividade da equipe. Investir em benefícios além dos obrigatórios podem atrair bons funcionários para uma oficina mecânica, mesmo que o salário seja equiparado ao mercado.

Algumas sugestões: um bom vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico, bônus para metas alcançadas, horários flexíveis, pagamentos de hora extra, folga no dia do aniversário, e por aí vai. Só não vale extrapolar os limites de orçamento, ok?

4- Crie uma cultura de feedback
Essa é uma estratégia eficiente para corrigir falhas, disseminar boas práticas de trabalho  e aumentar a confiança dos colaboradores com a administração da oficina. Por isso é importante criar uma rotina de feedbacks, tanto para a equipe como individualmente com cada colaborador.

Além disso, o gestor do negócio deve criar um canal de comunicação aberto para ouvir as críticas e sugestões dos funcionários, fazendo as mudanças necessárias para reter talentos e melhorar o clima organizacional. 

5- Tenha um programa de aperfeiçoamento
O mercado automobilístico impõe às oficinas uma rotina constante de reciclagem técnica, especialmente quando falamos de veículos pesados, cuja mecânica exige profissionais altamente especializados.

Por isso, criar um cronograma de cursos e atualizações junto às fabricantes de veículos demonstra preocupação da administração não apenas com a capacitação profissional. É um diferencial importante para uma boa relação com os clientes.

6- E para finalizar…
Outros aspectos que podem ajudar a diminuir a taxa de turnover:

   - Caso um funcionário peça demissão, tenha uma conversa clara e franca para entender os motivos dele. Isso pode abrir a sua cabeça para falhas que estão acontecendo e mudanças de estrutura necessárias. 

   - Fique de olho nos salários praticados pelo mercado, para manter o padrão.

   - Estabeleça regras claras para o cumprimento de horas extras e plantões de finais de semana e feriados, para não gerar insatisfação da equipe.

Tem mais alguma sugestão sobre o assunto? Utilize a caixa de comentários e dissemine boas práticas!


 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também