Como prevenir acidentes com veículos da sua frota?

Um acidente de trânsito no meio de um frete acarreta numa série de prejuízos para uma empresa logística. Estamos falando de um veículo parado para conserto, que prejudicará toda a gestão da frota. Também nos referimos aos custos médicos com o trabalhador, uma vez que a responsabilidade por essa parte é do empregador. Outro despesa é com possíveis multas que originaram o acidente. Para completar, temos um cliente cuja carga não chegará no dia e hora combinados.

Quando falamos em gestão de frotas, é crucial que esse planejamento também inclua ações para prevenir acidentes, a fim de garantir que a produtividade não seja afetada, bem como as possibilidades de expansão do negócio. Por isso, reunimos algumas práticas que podem ser adotadas pelo frotista para garantir a segurança no trecho, tanto do motorista como da carga.

1- A direção defensiva deve ser regra, não exceção

Levando em consideração que falhas humanas estão entre as principais causas de acidentes nas rodovias brasileiras, cabe ao frotista incutir na sua equipe as melhores práticas ao volante.

Um bom caminho é explorar a direção defensiva como tema de uma campanha interna de conscientização, que reforce junto ao motorista que todos ganham quando um acidente é prevenido, especialmente ele mesmo. Programas de bonificação a boas práticas de condução também são bem-vindos para prevenir acidentes com veículos de uma frota.

Outro caminho viável é incluir as diretrizes da direção defensiva em registro de regras, obrigações e deveres que o motorista deve seguir sempre que estiver operando um veículo da empresa. Uma medida que pode ser excelente para o negócio, uma vez que o motorista passa a atuar em nome da empresa.
Depois desse contrato, a frota também passa a ter o direito de cobrar as multas ou outros gastos dos condutores, caso eles tenham algum tipo de responsabilidade nos acidentes e avarias dos veículos.

2- Invista em tecnologia de monitoramento

A telemetria é um sistema integrado de última geração, que tem como principal objetivo monitorar os veículos de uma frota de forma remota, pela qual é possível acompanhar a localização e outras informações do veículo até a milhares de quilômetros de distância. Por meio dela, o frotista consegue acompanhar o comportamento de cada motorista ao volante, podendo tomar as devidas providências nos casos de direção perigosa.

3- Priorize a manutenção preventiva

A falta de manutenção também é causa recorrente de acidentes envolvendo caminhões. Pneus carecas, falhas no sistema de freios e no próprio motor estão entre as principais causas que levam o motorista a perder o controle de um veículo pesado na estrada. Por isso, atenção especial a esses itens na hora da manutenção!

Bom, esses são apenas alguns cuidados que um gestor de frotas deve tomar para garantir a segurança de seus motoristas na estrada. Tem mais alguma sugestão? Não deixe de comentar!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também