Como identificar problemas no eixo diferencial do veículo pesado

O diferencial é o sistema responsável por distribuir a potência e o torque do motor para as rodas de forma individualizada, permitindo que caminhões, ônibus e picapes façam curvas e acelerem de forma segura em todo o tipo de terreno. Apesar de ser um sistema bastante resistente, que sustenta boa parte do peso de veículos pesados, é preciso tomar alguns cuidados para não desgastá-lo prematuramente. 

Principais motivos de falha no diferencial 

- Entre as causas mais prováveis de problemas nos componentes do diferencial, podemos citar: 

- Falta ou uso incorreto de óleo;

- Condução imprudente;

- Descuido com a manutenção preventiva;

- Excesso de carga.

Sinais de falha no diferencial do seu veículo pesado

#1 Ruído excessivo

Está ouvindo um barulho de zumbido contínuo? Pode ser que um dos componentes do diferencial esteja com uma folga fora do recomendado. Atenção principalmente se os ruídos aumentaram durante a aceleração, desaceleração ou em curvas!

#2 Vibração incomum

Vibração excessiva pode ser um sintoma de problemas no diferencial ou nas rodas do veículo. De qualquer forma, não é um bom indicativo. 

#3 Vazamentos 

A falta de lubrificação adequada pode ocasionar sérios danos ao diferencial. Fique ligado, se encontrar vazamentos de óleo nas juntas e retentores, providencie o reparo o quanto antes. 

 #4 Superaquecimento do diferencial 

As causas podem ser variadas, como a falta de lubrificação, uso de óleo inadequado, desgastes internos ou excesso de carga. 

Como aumentar a durabilidade do eixo diferencial?

Para melhorar a vida útil de todo o sistema, é necessário ficar atento aos períodos de troca do óleo do diferencial, utilizar o lubrificante Spicer compatível com a recomendação do veículo, realizar a manutenção preventiva, dirigir com segurança, não ultrapassar o limite de carga e… 

Utilizar sempre peças originais 

Quando precisar trocar os componentes do diferencial, invista em peças com qualidade garantida que farão seu veículo pesado rodar por muito mais tempo, como é o caso da Spicer Dana. Adquira toda a linha para diferenciais da marca na Rede JS Peças com as melhores condições de pagamento e entregas para todo o país. Acesse o nosso catálogo e faça seu orçamento em uma das filiais ou on-line

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também