Como criar um ambiente de trabalho saudável na oficina mecânica?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 560 milhões de pessoas no mundo convivem com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão. Já parou para pensar que uma delas pode estar aí, na sua oficina mecânica? Não é por acaso que cada vez mais empresas têm investido em ações práticas para criar um ambiente de trabalho saudável para os seus funcionários, e muitas delas podem ser facilmente aplicadas numa oficina também. 

Primeiramente é bom ressaltar que muitos fatores interferem na saúde mental, e o ambiente de trabalho pode ser um deles, já que pode vir a ser muito estressante, a começar pelo fato de que as pessoas passam muito mais tempo nele do que com a família. 

Além disso, a rotina acelerada e as tensões com prazos e metas podem comprometer a estabilidade emocional. Só que para muita gente é difícil lidar com as diversas situações do dia a dia sem perder o controle, compreender os próprios limites e estar disposto até mesmo a aceitar ajuda, se necessário.

Por isso, é importante que a oficina mecânica crie um ambiente propício para que os funcionários se sintam seguros em compartilhar problemas de ordem emocional relacionados às situações vividas no trabalho. Afinal, isso afeta diretamente a produtividade da equipe e, consequentemente, na lucratividade do negócio. 

Mas como fazer isso? É o que vamos falar um pouco a seguir: 

O que pode elevar o estresse na oficina? 

O aumento da competitividade e o panorama de recessão econômica muitas vezes levam empresas a colocar uma pressão extra nos colaboradores, na tentativa de continuarem a crescer e serem lucrativas. A elevação da carga horária e o acúmulo de funções também são realidades que contribuem para o aumento do estresse e tensão no trabalho.

Soma-se a essa lista: 

- Ambiente de trabalho inadequado (barulhento, sujo, apertado, etc);

- Tecnologia obsoleta ou que vive dando problemas;

- Longas jornadas de trabalho;

- Falta de perspectiva de evolução na carreira;

- Má gestão;

- Falta de autonomia e sentimento de incapacidade;

- Salários baixos;

- Insegurança em relação ao emprego;

- Falta de treinamento para realizar certas funções;

- Falta de um feedback que indique caminhos e expectativas da empresa;

- Falta de reconhecimento;

- Conflitos com colegas ou superiores.


Mas o que fazer para resolver esses problemas? 

Sabendo dessas causas, é possível implementar programas e ações para diminuir o estresse no ambiente da oficina e fazer com que os colaboradores tenham uma melhor qualidade de vida no trabalho. E pode ficar tranquilo, porque não é preciso reinventar a roda ou fazer muito para auxiliar seus funcionários na manutenção da saúde mental. Atitudes simples podem gerar grandes resultados. 

Para ajudar os gestores de oficina, preparamos um e-book completo sobre o tema, com ações factíveis com foco em priorizar a saúde mental do seu time. Clique abaixo e acesse gratuitamente: 

Baixe agora o e-book com dicas para melhorar o ambiente de trabalho da sua oficina


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também