Como aumentar a vida útil dos cubos de rodas de veículos pesados

Os cubos de rodas são os responsáveis por garantir que a movimentação e a tração criadas pelo motor sejam transmitidas para as rodas do veículo pesado, o que também oferece o alinhamento do eixo e suporte ao disco ou tambor de freio.

O bom funcionamento desses componentes é fundamental para a segurança no trânsito, já que, em caso de falha, a roda do caminhão, ônibus ou picape pode se soltar e causar um grave acidente. Deu para perceber a importância dos cubos de roda, né? 

Sinais de problemas nos cubos de rodas de veículos pesados 

- Ruídos metálicos nas rodas são um sinal comum de que tem alguma coisa errada com o veículo. Verifique se os rolamentos dos cubos de roda não estão danificados. Em caso positivo, a causa provável é a falta de lubrificação adequada. 

- Vibração que aumenta conforme uma maior velocidade do veículo pesado ou a trepidação no pedal de freio podem indicar problemas no rolamento ou no cubo de roda.

- Folga excessiva entre o pneu e o cubo de roda pode ser um sinal que a peça está danificada. 

- Freios ABS com defeito. Já que o sensor está integrado ao rolamento, a falha pode indicar problemas no cubo. 

Saiba mais >> Rolamentos: saiba como identificar problemas e a hora certa de trocar.

Cuidados para aumentar a vida útil dos cubos de rodas 

#1 Atenção para pancadas e infiltrações 

Trafegar em alta velocidade em estradas irregulares e com muitos buracos pode danificar os cubos de rodas devido às fortes pancadas que podem causar. Além disso, tome cuidado em vias alagadas para não ocorrer infiltrações, que prejudicam a lubrificação da graxa no rolamento, além de provocar a oxidação e um desgaste prematuro da peça. 

#2 Não extrapole a capacidade de carga 

Viajar com mais carga que o recomendado para o veículo pesado, ou até utilizar pneus com medidas diferentes dos originais de fábrica, aumenta a pressão sobre as rodas, resultando no  desgaste no cubo.

#3 Fique de olho na lubrificação

A falta ou má lubrificação pode danificar os cubos de roda. Por isso, utilize sempre graxas recomendadas de boa qualidade e não pule a troca do lubrificante. 

#4 Faça manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é essencial não só para aumentar a vida útil do cubo de roda, como também para garantir que todos os componentes do veículo pesado estejam funcionando corretamente. Também é uma vantagem para o seu bolso, já que falhas inesperadas costumam ser mais caras do que fazer a revisão. 

#5 Invista em cubos de rodas originais 

A qualidade do cubo de roda influencia diretamente na sua vida útil. Por mais que peças paralelas possam parecer um bom negócio no começo, os prejuízos serão vistos em questão de tempo. Por isso, invista em marcas originais com qualidade e durabilidade garantidas, como é o caso da Meritor. 

De componentes para diferencial aos cubos de roda, você encontra toda a linha de produtos da Meritor na Rede JS Peças, sempre com as melhores condições de pagamento e entrega para todo o Brasil. Confira nosso catálogo completo e faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também