Bomba injetora do caminhão: cuidados para seu bom desempenho

A vida útil de um caminhão ou qualquer veículo a diesel depende diretamente do bom funcionamento da bomba injetora de combustível, por esta fazer parte do sistema de alimentação. Basicamente, esse componente é responsável por injetar o diesel no motor para que a combustão aconteça. Parece coisa simples, mas não é bem assim. 

Para entender melhor como cuidar da bomba injetora, é bom saber como ela opera na prática e por que a manutenção preventiva de outros componentes do caminhão interfere diretamente no seu desempenho. 

Por isso, vamos repassar o caminho do diesel entre o tanque e o motor do caminhão? Funciona assim: 

1) O combustível é aspirado do tanque até a bomba injetora pela ação da bomba de alimentação

2) Depois, o diesel por um pré-filtro para retirar as partículas contaminantes. 

3) Então, a bomba de transferência fornece à injetora o combustível em baixa pressão. 

4) O diesel passa então pelo filtro de combustível antes de chegar à bomba. Ela comprime o combustível até os injetores, onde atingem altas pressões para queimar nas câmaras de combustão, enviando-o depois para cada injetor.

5) Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada. 

6) A fuga de combustível ao redor da agulha para refrigeração é recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma conexão e pela tubulação de retorno ao tanque.

Por percorrer todo esse trajeto, a bomba injetora depende de outros componentes para funcionar perfeitamente e garantir a potência do caminhão ao longo do trecho. A seguir, listamos os principais: 

- Acompanhe a eficiência do motor, porque se o consumo de diesel estiver acima dos níveis esperados, o problema pode estar na bomba injetora. Lembre-se: o diesel foi desenvolvido para garantir o consumo otimizado em veículos que precisam de muito combustível para funcionar. Ou seja, o custo é mais barato, mas caso a bomba injetora não esteja operando corretamente, esse benefício se anula. 

- Esvazie diariamente o filtro separador de água, que tem a função de coletar a água que é separada do diesel durante a combustão. Como a sua capacidade é baixa, esvaziá-lo deve ser um hábito rotineiro de todo caminhoneiro, pois caso a água vaze para o sistema de injeção, o prejuízo pode ser alto. 

- Faça a troca de filtros e óleo no tempo certo, para não afetar o desempenho não apenas da bomba injetora, mas de todos os componentes do motor. 

- Evite rodar com pouco combustível no tanque, pois essa atitude pode exigir mais de todo o sistema de alimentação do caminhão.  

- Abasteça seu veículo com diesel de confiança, escolhendo postos de combustível certificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

- Verifique periodicamente se há água no tanque de combustível. Caso o resultado seja positivo, é necessário fazer a drenagem do sistema.

- A limpeza periódica ou a troca dos bicos injetores também faz parte dos cuidados para conservar a bomba injetora. 

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Manutenção da bomba injetora

Falha ou oscilação no funcionamento do motor, ruídos fortes, variação na rotação, excesso de fumaça e aumento no consumo de combustível podem indicar problemas na bomba injetora. Todavia, nem sempre o problema está nela e, por isso, é preciso cautela e conhecimento técnico na hora do diagnóstico do problema e posterior conserto. 

Antes de retirá-la, é bom checar outros componentes, como ver se os filtros foram trocados no tempo certo ou se há algum vazamento no tanque de combustível. Em todo o caso, é bom contar com um mecânico especialista em veículos a diesel para fazer esse trabalho. 

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