Boleia do caminhão limpa e organizada em 5 passos rápidos

Sabe aquela sensação boa de chegar em casa e encontrar tudo no devido lugar, bem limpinho e organizado? Assim também deve ser a sua rotina na estrada. Afinal, é na boleia do caminhão que você, caminhoneiro, passa a maior parte do seu tempo. 

 

E pode reparar numa coisa: quando a cabine está bagunçada e suja, a viagem não rende da mesma forma e o cansaço tende a chegar mais rápido. Ou seja, a organização interfere diretamente na sua produtividade e na qualidade de vida ao volante. 

 

Por isso, além de manter a manutenção do bruto sempre em dia, vale a pena olhar com carinho para esta que é a sua segunda casa. Mas não se preocupe! Limpar e organizar a boleia do bruto não vai levar muito tempo. Continue a leitura que a gente resolve junto em 5 passos rápidos!

 

#1 Comece pelo painel 

A limpeza do painel requer muito cuidado, pois dele depende a sua segurança no trecho e fazer isso de forma incorreta pode danificar algum componente. Para isso, retire a poeira e a sujeira com um pano úmido com água apenas - nada de aplicar água ou sabão diretamente para não interferir no funcionamento da parte elétrica. 

 

Tempo gasto: de 2 a 5 minutos. 



#2 Atenção especial ao volante e câmbio

Em tempos de pandemia, é essencial limpar constantemente esses dois componentes, pois são manuseados pelo motorista o tempo todo. Para fazer essa higienização, prepare um pano umedecido com sabão neutro (para não manchá-los) ou um produto específico para limpeza automotiva que elimine vírus e bactérias. 

 

Tempo gasto: de 1 a 3 minutos. 



#3 Os vidros devem ficar tinindo também

Como é desagradável seguir viagem com os retrovisores manchados ou os vidros empoeirados, não é mesmo? Para se livrar desse problema sem demora, tenha sempre na boleia uma flanela e um produto específico para limpar vidros. Assim, você agiliza muito o processo. 

 

Tempo gasto: de 2 a 5 minutos. 



#4 Na hora da limpeza dos bancos...

Conte com a ajuda de um aspirador de pó portátil para tirar o excesso de poeira e detritos dos bancos, como fios de cabelo, migalhas de alimentos, papel, e por aí vai. Faça isso pelo menos uma vez por semana para não acumular sujeira. 

 

Agora, se alguma coisa cair e manchar o banco, você terá que agir rápido! Pegue uma toalha úmida e limpe imediatamente, para evitar que o tecido absorva a sujeira. Mas nesse caso, é bom deixar a cabine toda aberta para ventilar e secar mais rápido, afinal, cheirinho de banco molhado não dá, né? 

 

Tempo gasto para aspirar: de 5 a 7 minutos. 

 

Tempo de secagem: de 1 a 2 horas em dias ensolarados. 

 

#5 E para manter tudo organizado? 

  • A gente sabe que comer na boleia é inevitável às vezes, ainda mais durante a pandemia, mas tente fazer isso com cuidado. O ideal é sempre descartar corretamente sobras de comida e embalagens num saco plástico e fazer o descarte num lugar adequado (nunca na estrada, ok). Sujou alguma coisa? Limpe de imediato! 

 

  • Papel espalhado pela cabine também não dá! Além da bagunça, você pode perder algum documento importante e até comprometer o resultado da sua viagem. Aí é hora de investir em pastas e caixas organizadoras, para que cada documento fique no seu devido lugar e seja rapidamente localizado. 

 

  • Cuidado especial também com a sua bagagem, para não deixar roupas ou itens de cuidados pessoais espalhados pelo bancos ou no assoalho da boleia. É bom também ter sempre uma sacola ou bolsa de viagem específica para as roupas sujas. 

 

  • Escolha um odorizador de sua preferência para deixar a boleia sempre perfumada e espantar os maus odores. Só não vale exagerar na hora da aplicação, para não correr o risco de irritar os olhos bem no meio da viagem. Para quem vive a maior parte do tempo na estrada, pode ser uma boa investir num purificador de ar também. 

 

Viu como é fácil e rápido resolver o problema da boleia desorganizada? Se você tem mais alguma dica, deixe nos comentários! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também