Bateria de veículos pesados: descubra o que interfere na sua durabilidade

Normalmente, as baterias de caminhões, ônibus, vans e picapes duram cerca de dois anos e meio. Mas, assim como os demais componentes do veículo, a sua vida útil pode variar dependendo de como é tratada. É possível aumentar o seu aproveitamento com algumas mudanças no dia a dia do trecho. Quer saber quais são? Siga caminho para descobrir. 

Fatores que influenciam na durabilidade da bateria de veículos pesados

1. Realizar revisões periódicas 

A manutenção preventiva é uma parte muito importante dos cuidados necessários com o veículo, principalmente quando se depende dele para trabalhar. As revisões periódicas mantêm o sistema elétrico funcionando como um todo, prolongando sua vida útil e identificando possíveis problemas a tempo de evitar maiores prejuízos. 

No caso da bateria, é necessário verificar a situação dos seguintes itens do sistema elétrico: 

- Cabos;

- Chicotes;

- Conectores;

- Velas de ignição;

- Alternadores;

- Motor de partida.

2. Desconectar a bateria em paradas prolongadas

Mesmo com o veículo desligado, existem equipamentos e acessórios que continuarão puxando um pouco de energia. Portanto, se o veículo ficar parado por alguns dias, o ideal é desligar a chave geral do sistema elétrico. Dessa forma, todos os itens, exceto o tacógrafo, serão desconectados da bateria, reduzindo a fuga de energia. 

3. Uso de eletrônicos na cabine

De carregador de celular a televisores, cada vez mais aparelhos eletrônicos são implementados para deixar a cabine mais confortável. Porém, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o sistema elétrico, principalmente ao funcionarem simultaneamente com ar-condicionado e iluminação, que pode causar panes e reduzir a vida útil da bateria. 

Cuidado extra: Nunca ligue nenhum tipo de equipamento eletrônico antes de dar a partida com o veículo. Se o motor está desligado, o alternador não envia energia para o funcionamento dos eletrônicos, o que fará com que toda a demanda de energia vá para a bateria e provocar uma descarga profunda no item. 

4. Desligar motor no trânsito

Seja por engarrafamento, blitz policial ou acidente de trânsito, sempre há situações em que o veículo fica parado no trânsito por muito tempo. Nessas situações em que o “anda e para” parece não acabar nunca, é normal que a vontade seja de desligar o motor para economizar no combustível.

Mas não faça isso, viu? Essa prática diminui a vida útil da bateria e aumenta o consumo de eletricidade, visto que é na partida que o veículo mais consome energia elétrica. 

5. Usar um conversor

Na maioria dos casos, os aparelhos eletrônicos utilizados na cabine funcionam em 12 volts, a metade da voltagem do sistema elétrico mais comum em veículos pesados, que é de 24 volts. E aí, a opção mais segura e eficiente é utilizar um conversor, que também ajuda a conservar a vida útil das baterias. 

Uma prática perigosa, mas ainda comum, é a de fazer ligações elétricas. Além de diminuir a durabilidade da bateria, se forem mal realizadas, poderão ocasionar choques e até mesmo incêndio. Um risco e tanto para a vida do motorista. 

6. Esquecer os faróis ligados

Ao estacionar o veículo, certifique-se de que desligou os faróis. Faça da checagem um hábito, pois caso fiquem funcionando por um longo período, a bateria será consumida sem necessidade, diminuindo a vida útil. 

7. Usar somente peças originais

Essa dica é uma das mais importantes para garantir a durabilidade e a eficiência das baterias de um veículo pesado. Ao escolher marcas originais, você evita problemas como fugas de energia, danos dos conectores e sobrecarga de componentes, além de ter peças que se encaixam perfeitamente no seu veículo e são mais duráveis.   

E quando o assunto é qualidade e durabilidade, é impossível não falar da Baterias Moura. A empresa atua desde 1957 no desenvolvimento de tecnologias para seus produtos e possui baterias mais resistentes a longas jornadas de trabalho, que garantem o dobro da vida útil.

Faça seu orçamento na Rede JS Peças on-line ou em uma de nossas filiais, e garanta as melhores condições de pagamento com entrega no Brasil inteiro. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também