Aprenda a calcular os custos de uma viagem de caminhão

Antes de aceitar um serviço, tanto caminhoneiros autônomos quanto gestores de frota precisam ter certeza de que o valor cobrado será o suficiente para cobrir as despesas e gerar lucro. São vários os fatores que influenciam o custo de um frete, por isso, é importante saber exatamente quais são os gastos de uma viagem. Continue lendo para descobrir! 

Custos fixos

Como o próprio nome indica, custos fixos são aqueles em que o valor não depende do caminhão estar ou não na estrada e são principalmente ligados à propriedade do veículo pesado. Os mais comuns são:

- Depreciação. Ou seja, a perda do valor de venda do veículo conforme o uso e idade.

Saiba mais: 06 sinais de que você precisa renovar sua frota de caminhões

- Impostos sobre o caminhão. Os mais comuns são o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), a Taxa de Licenciamento anual e o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Some tudo o que foi gasto durante o ano e divida pela quantidade de meses.

- Seguro veicular. Indispensável para rodar na estrada, viu? Não se esqueça de anotá-lo na sua tabela de gastos. 

Custos variáveis

São os custos que oscilam de acordo com a viagem. Gastos com combustível, pedágios e manutenção entram nessa lista. Veja mais a seguir:

#1 Revisão do veículo 

Realizar a revisão do caminhão antes de pegar a estrada é fundamental para a segurança do motorista e para reduzir os custos da viagem. Isso porque fazer a manutenção preventiva sai bem mais barato do que realizar consertos após o veículo apresentar falha em algum componente, sem contar o risco de acidentes e do caminhão ficar parado. Agora que você sabe da importância, não se esqueça de incluí-la em seu orçamento! 

#2 Pedágio

Após decidir qual a rota da viagem, comece a anotar os gastos com o pedágio na ida e na volta. Lembrando que a cobrança pode variar de acordo com o veículo usado e o número de eixos, viu? 

Veja mais: Saiba como a tecnologia ajuda o frotista no planejamento de rotas

#3 Alimentação e hospedagem

Em viagens mais longas, é necessário considerar o gasto com refeições na estrada e paradas para dormir. Faça as contas de quantas noites serão necessárias até o término do serviço e calcule os custos com a hospedagem. Depois, some os valores de, no mínimo, três refeições diárias. 

É importante lembrar  que, segundo a Lei do Descanso, um motorista não pode ultrapassar 12 horas por dia ao volante, além de fazer as pausas obrigatórias durante esse tempo. 

#4 Gasto com combustível

Primeiro, é necessário saber quantos quilômetros por litro de combustível o veículo faz. Após essa informação, calcule quantos litros serão necessários para percorrer os trechos urbanos e rodoviários e multiplique pelo preço do diesel. Não esqueça de contar com o valor ao abastecer no meio do caminho. 

Muita coisa para anotar, hein? Com a nossa planilha de controle de combustível para frotas de veículos pesados, você terá essas informações de forma mais simples e ágil, além de gráficos para acompanhar o gasto de cada veículo e motorista da frota. E o melhor: é gratuito! Só baixar aqui e aplicar na sua empresa. 

E quando precisar trocar algum componente dos veículos da sua frota, a gente resolve junto. Na Rede JS Peças você encontra marcas originais com as melhores condições de pagamento e entrega para todo o país. Confira o catálogo e faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também