Anoiteceu no trecho?  Confira 5 dicas para a sua segurança.

Dirigir à noite é inevitável para o caminhoneiro. Tem o time daqueles que amam, tem o time daqueles que precisam, e depois desse texto você vai fazer parte do time daqueles que sabem como fazer isso com segurança de sobra.

Confira 5 dicas para dirigir à noite com mais segurança.  

 

1) Luz ligada é regra!

Uma pesquisa recente apontou que 57% dos brasileiros não dão seta ao mudar de faixa, mas você não quer fazer parte dessa porcentagem, não é verdade?
Por isso, fique atento ao correto funcionamento das luzes de advertência do seu caminhão, como lanternas, setas e luzes de freio. Aquela rápida testadinha antes de pegar a rodovia é essencial pra que você não falhe na sinalização para os outros veículos na estrada. O seu bruto pode ser enorme, mas à noite são esses itens que garantem que você seja visto na estrada.

 

2) Farol alto não combina com companhia.

Durante a noite, deixe para usar o farol alto apenas quando você estiver sozinho na estrada, e, ao sinal de um outro veículo, acione o farol baixo. Além de ser questão de educação, você não atrapalha a visão dos outros condutores, colaborando para uma direção mais segura para todos.

 

3) Cuidado redobrado no lusco-fusco.

Esse é o nome dado aos momentos de transição entre dia e noite, seja no nascer ou no pôr-do-sol. De acordo com estatísticas da Polícia Rodoviária Federal, quase 30% dos acidentes nas estradas ocorrem entre 17h e 20h. Os oftalmologistas afirmam que é justamente nesse período de tempo que o mecanismo da visão passa por uma mudança que torna o olho humano muito mais sensível à luz. Uma boa dica é usar óculos escuros para que a adaptação entre o dia e a noite (ou vice-versa) seja mais suave.

 

4) Água fresca e boa música contra o cansaço.

A rotina do dia se acumula com a da noite e o cansaço pode bater. Nessas horas que você precisa seguir, uma boa dupla contra o cansaço é aumentar o volume daquela moda boa e beber uma água fresquinha. Experimenta!

 

5) Na batalha contra o sono, você só tem a ganhar como aquela dormidinha.

Segundo dados do Detran-SP, cerca de 20% dos acidentes estão associados à sonolência. Por isso, não insista! Não importa o valor do frete ou da carga, a sua vida, saúde e segurança  SEMPRE vão ser mais valiosas. Quando o sono apertar, pare em um local seguro e durma, descanse. Algumas horinhas bem dormidas fazem toda a diferença no resultado da sua viagem.

E você, quais as suas dicas para dirigir a noite com mais segurança?

Conta pra gente aqui nos comentários!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também