A manutenção preventiva  da Coroa e do Pinhão do caminhão

Fundamentais para manter um caminhão ou ônibus durante as longas viagens pelo trecho, a coroa e o pinhão são responsáveis pelo controle da velocidade do veículo, permitindo a redução do torque vindo do motor para as rodas. Basicamente, essas duas engrenagens estão conectadas ao eixo cardan e ao diferencial da seguinte forma: 

1- O eixo cardan repassa a potência do motor para a transmissão

2- Da transmissão, a potência passa para o diferencial e deste para as rodas.

3- O eixo cardan é acoplado ao pinhão ou eixo de entrada do diferencial, que está engrenado com a coroa e este à caixa dos satélites

4- Esse conjunto transmite o movimento dos semieixos e estes para as rodas

Veja também: Saiba mais sobre diferencial do caminhão 

As duas peças trabalham de forma concomitante e o seu funcionamento está diretamente relacionado à quantidade de dentes de cada uma. Na prática, a divisão entre o número de dentes da coroa e do pinhão é a redução, que significa as voltas que o pinhão precisa dar para a coroa completar uma volta: 

- Quanto maior for a redução mais força e menos velocidade terá o veículo.

- Quanto menor for a redução mais velocidade e menos força terá o veículo. 

Por isso, a manutenção preventiva da coroa e do pinhão é essencial para garantir o bom desempenho do diferencial, principalmente com o caminhão ou ônibus trafegando em condições mais adversas ou com cargas pesadas. Aqui, vamos focar em dois pontos principais: 

#1 Lubrificação do diferencial 

A lubrificação de todos os componentes do conjunto do diferencial, incluindo pinhão e coroa, evita o desgaste por atrito, protege o metal de oxidação e corrosão, e dissipa o calor excessivo. A falta de lubrificação, o nível baixo do óleo, o uso de óleo vencido ou não apropriado, e vazamentos do vedador do pinhão ou dos cubos de roda podem causar sérios danos a todo o conjunto do diferencial, e o custo para repará-lo não é nada baixo. 

Veja também: Checklist da Manutenção Preventiva, com planilha de acompanhamento grátis

#2 Diagnóstico de falhas

Dentre as principais falhas que podem acontecer nessas duas engrenagens está o encaixe incorreto entre os dentes da coroa com os do pinhão. O contato ou a folga desses dentes podem ocasionar trincas prematuras e provocar ruídos durante a direção. 

Por isso, é necessário fazer esse ajuste levando em consideração o posicionamento dos dentes do pinhão em relação aos dentes da coroa, mantendo o contato centralizado entre eles para permitir uma distribuição equilibrada da carga. Esse ajuste é muito importante, porque dele vai depender o funcionamento silencioso e a durabilidade do diferencial. 

Já deu pra perceber que essa manutenção precisa ser feita com um mecânico de confiança, que saiba fazer esse diagnóstico com propriedade e, principalmente, seguindo as recomendações do fabricante, né? Afinal, não custa nada lembrar que componentes danificados por ajuste fora do especificado do fabricante não são cobertos por garantia. 

Agora, se a troca da peça é indispensável, você pode contar com a credibilidade da Meritor Brasil, que oferece uma linha completa de conjunto de diferencial e seus componentes, incluindo coroas e pinhão para os principais veículos pesados da frota brasileira. E pode ficar tranquilo, porque aqui, na Rede JS Peças, a gente resolve junto, com os melhores preços e condições especiais de pagamento para clientes CNPJ. 

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