A importância da direção defensiva para as frotas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, e o transporte rodoviário tem uma grande parcela de responsabilidade nesses dados tão alarmantes. Isso porque muitos caminhoneiros autônomos e motoristas de frotas ainda não colocam a direção defensiva como prioridade na rotina de estrada. O caminho para mudar esse panorama está na gestão da frota. 

Cabe ao gestor da frota criar condições para que a direção defensiva seja adotada pelos motoristas, já que essa medida interfere diretamente na rentabilidade do negócio. Afinal, acidentes são os grandes responsáveis por aumentar o custo de manutenção dos veículos, prejudicar toda a logística de entregas e, o mais importante, colocar a vida dos colaboradores em risco. 

Além disso, o investimento em treinamentos de direção defensiva para os motoristas também é considerado um diferencial competitivo no mercado logístico, interferindo diretamente na reputação da empresa perante a concorrência. Uma garantia a mais de que o serviço contratado será realizado da melhor forma possível, com a equipe protegida e sem contratempos ao longo do trecho. 

Veja mais: Como prevenir acidentes com veículos da sua frota?

Nesses treinamentos, é importante que os condutores sejam conscientizados para seguir, prioritariamente, os cinco fundamentos para prevenção de acidentes de trânsito: 

Conhecimento: o motorista da frota deve conhecer as regras e as leis de trânsito, as características do veículo que está dirigindo e os tipos de perigos do trânsito.

Habilidade: além de saber as técnicas, o motorista deve ter os automatismos corretos para saber como se comportar em cada situação de risco.

Atenção: o condutor deve estar concentrado na direção e sempre alerta e consciente dos riscos que podem surgir no seu entorno. No trânsito, a atenção adequada é a difusa.

Previsão: o condutor deve estar preparado para se antecipar aos riscos, prevendo os atos dos demais motoristas, pedestres, animais e de outras situações que possam ocorrer na via, preparando-se para agir com toda a habilidade possível, caso seja necessário.

Decisão: o condutor deve estar preparado para tomar decisões ao se deparar com uma situação inesperada, escolhendo a melhor alternativa para evitar acidentes.

Mas quais são as medidas que devem ser colocadas em prática para que a direção defensiva faça parte da rotina da sua frota? Listamos as principais a seguir: 

- Na hora da contratação de novos condutores, conhecimentos e treinamentos em direção defensiva devem ser considerados como diferencial no processo seletivo. 

- O gestor de frota deve reforçar a prática da condução segura por meio de cursos de reciclagem, palestras e até mesmo tendo uma política própria de direção defensiva para a empresa. 

Veja mais: 10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

- A manutenção preventiva dos veículos também é uma prática obrigatória de direção defensiva. Por isso, é importante ter um cronograma fixo de manutenções de cada caminhão ou ônibus. Para ajudar o gestor de frotas nessa tarefa, preparamos um checklist com todos os componentes que precisam de atenção, incluindo uma planilha grátis para ser completada com os dados de cada veículo. Acesse clicando aqui! 

- Respeitar a jornada de trabalho prevista em lei, além de ter uma política de pausas, também deve ser regra na frota, afinal, o cansaço ao volante pode causar acidentes graves. Nesse caso, o planejamento da rota deve prever pequenas pausas que devem ser programadas para descanso, alimentação e hidratação.

- É importante ainda ter um acompanhamento próximo de cada condutor da frota, com o apoio de sistemas de rastreamento por telemetria dos veículos ao longo do trecho. Assim, é possível saber se o motorista está adotando uma direção segundo ou colocando a segurança do trânsito em risco.  

Veja mais: Por que ter um sistema de rastreamento para sua frota?

Tem mais alguma dica para incluir nessa dica? Os comentários estão abertos! 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também