9 aplicativos para melhorar a rotina de trabalho do caminhoneiro autônomo

Atualmente, quase 90% dos caminhoneiros autônomos que rodam pelas estradas brasileiras contam com internet no celular, segundo dados de 2019 da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A pesquisa aponta, sobretudo, que o serviço não é contratado apenas para manter o contato com a família via Whatsapp ou atualizar as redes sociais. O smartphone se tornou uma ferramenta de trabalho indispensável para a categoria, por ajudar o motorista profissional a planejar melhor a rotina de trabalho, encontrar novas fontes de renda e até cuidar da saúde. 

 

Em tempos de crise, inclusive, utilizar a tecnologia a favor da produtividade pode ser uma mão na roda para quem vive do transporte de cargas, melhorando a lucratividade no trecho e a credibilidade dos autônomos. 

 

Por isso, garimpamos as lojas de aplicativos e listamos 9 aplicativos que podem facilitar a vida do caminhoneiro autônomo. Priorizamos ferramentas gratuitas e de boa usabilidade, para descomplicar ainda mais a vida do usuário.  

 

Depois da leitura, deixe seu comentário contando pra gente sobre quais os aplicativos que você usa no dia dia e faça sua indicação para os colegas caminhoneiros! 

 

Aplicativos para contratar fretes

 

  1. Pega Carga

 

Disponível para smartphones com sistema operacional Android, o Pega Carga faz a conexão entre caminhoneiros autônomos e transportadoras. Trata-se de uma ferramenta gratuita para o caminhoneiro, ou seja, não há custo nenhum no cadastro e nem pagamento posterior para usar a plataforma. 

 

Ao ficar disponível para transporte de cargas no app, o caminhoneiro consegue acessar os fretes e pode entrar em contato direto com o embarcador de forma segura e rápida, sem a possibilidade do famoso “leilão reverso”. 

 

Uma das vantagens desse tipo de aplicativo é o melhor planejamento do tempo de trabalho, pois o caminhoneiro tem acesso a uma variedade maior das cargas da região onde está ou costuma viajar e pode optar por viagens conforme o tempo disponível, organizar cargas para ida e volta e, assim, garantir mais rentabilidade.

 

Saiba mais clicando aqui


2. TruckPad

Mais uma opção para conseguir fretes de forma rápida e segura, diretamente com as empresas contratantes. É sempre bacana ter mais de uma opção desse tipo de aplicativo instalada no celular, para ter mais possibilidades de escolha e optar por transportes mais lucrativos. Uma vantagem, além da negociação direta entre as partes, é que esse aplicativo já fornece, de forma automática, fretes de retorno, facilitando o planejamento do trabalho.

 

No Truckpad, o carreteiro também pode digitalizar todos os comprovantes relacionados à viagem e enviar à transportadora. Outro benefício importante é o acompanhamento do trajeto de toda viagem pelo próprio app, garantindo mais tranquilidade para a empresa contratante e uma nota maior para o caminhoneiro após a finalização da viagem no prazo combinado. 

 

Saiba mais clicando aqui

 

Aplicativos para controle de gastos

 

  1. Carrorama

 

Esse aqui vai facilitar e muito a organização financeira do caminhoneiro autônomo, por ser focado nos gastos relacionados ao veículo, ou seja, os maiores. Depois de cadastrar as informações principais do caminhão (como modelo e ano de fabricação), dá para incluir as despesas com financiamento, seguro, impostos, multas, combustível e até gastos adicionais com pedágio, estacionamento e lavagem. 

 

O Carrorama também ajuda a controlar as manutenções preventivas, com lembretes programados conforme as necessidades do veículo e as últimas revisões. Após uma ida à oficina, é bom também incluir lembretes para a próxima troca de itens e acessórios importantes para o caminhão continuar rodando, como pneus, óleo e filtros. 

 

Outra funcionalidade bem interessante é a extração de relatórios, por onde é possível ter um panorama geral de gastos e no que dá para economizar. Mexendo no aplicativo, você vai ver como é fácil e intuitivo colocar todas essas informações e manter o bruto com tudo nos conformes para pegar a estrada e economizar na hora de cuidar do caminhão. Além disso, o app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo. 


4. Guiabolso

Mais um aplicativo que ajuda no controle financeiro! No Guiabolso é fácil fazer o link com a conta bancária e cartão de crédito, facilitando e muito o planejamento e administração de entradas e saídas - afinal, a gente anda trabalhando cada vez menos com dinheiro vivo, não é mesmo? Mas tem um detalhe que merece atenção: não é possível fazer nenhuma movimentação financeira pela ferramenta, apenas visualizá-las! O app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo, com funções extras na versão paga.

 

 

  1. Minhas Economias

 

Essa plataforma digital também tem versão gratuita para Android e iOS. De fácil uso, dá para incluir as despesas mesmo sem internet disponível, o que pode facilitar muito a vida do caminhoneiro autônomo, já que muitas vezes não tem sinal de internet em determinados pontos do trecho. Mas para dar certo, é importante incluir tudo que gastar, viu? Até o lanchinho não previsto durante uma parada.


6. Gaspass

Diesel de qualidade e mais em conta faz a alegria de qualquer caminhoneiro e, por isso, esse aplicativo pode ser uma mão na roda na hora de abastecer o possante. Basicamente, trata-se de uma plataforma colaborativa que reúne o preço praticado pelos postos de combustíveis de todo o país, tudo a partir da sua localização. 

 

O Gaspass também está conectado aos principais aplicativos de GPS disponíveis no mercado, para você se dirigir ao posto escolhido com mais agilidade. Fique de olho também nas promoções e descontos em parceiros do app!

 

 

Aplicativos para cuidar da saúde e segurança

 

  1. Beba Água

Tem costume de beber pouca água enquanto está no trecho? Esse app vai ajudar muito a manter a hidratação dentro dos padrões ideais para a sua saúde. A partir do peso corporal, ele calcula a quantidade de água que você precisa tomar e vai distribuindo a quantidade ao longo do dia, notificando-o sobre a hora para se hidratar a partir de um lembrete sonoro.

 

O dia foi cheio e não foi possível beber água na hora indicada? Fique tranquilo, pois o Beba Água também informa a quantidade que falta para cumprir a meta. Outra funcionalidade bacana é o balanço do fim do mês, pelo qual é possível saber se você está seguindo o recomendado ou se precisa dar maior atenção à hidratação para não prejudicar o seu bem-estar. 


8. Exercícios de Alongamento

Depois de uma longa viagem, nada melhor do que dar uma esticada no corpo e aliviar a tensão, né? Por isso trouxemos essa indicação de aplicativo! Durante as paradas, tire um tempinho para fazer alongamentos seguindo as instruções simples e bem didáticas desse app, inclusive para relaxar aquele membro que costuma ficar mais dolorido, como a coluna ou a região lombar. Acredite: vai melhorar muito o seu desempenho e bem-estar ao volante!

 

Pelo app, o caminhoneiro consegue montar treinos diários com muita facilidade. A maioria das funcionalidades são gratuitas, tanto para Android como para iOS, mas se sentir necessidade, o upgrade é anual e por um preço bem em conta.


9. Mãos ao Volante

Esse aplicativo garante uma direção segura para o caminhoneiro e aos outros estradeiros. Sua função principal é bloquear ligações e mensagens enquanto você está ao volante para não desviar a sua sua atenção à estrada, bastando informar o tempo previsto de viagem. 

 

Também dá para configurar uma mensagem automática a ser enviada às pessoas que tentarem ligar ou mandar mensagem para o seu número durante o tempo estipulado. O melhor de tudo: é gratuito e de fácil manuseio! 

 

E aí, curtiu as nossas dicas? Lembrando que pelo celular, você consegue acessar o site da JS Peças sempre que precisar, podendo entrar em contato com a loja de sua preferência via ligação, e-mail ou Whatsapp. Se preferir, deixe seu contato aqui que falamos com você!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também