7 dicas para fidelizar clientes na sua oficina mecânica

Você que está na linha de frente da gestão de sua oficina sabe muito bem: clientes fiéis são uma mina de ouro. Para ilustrar o quanto eles são importantes, pense numa metáfora simples: um balde furado. Agora imagine que a sua oficina seja um balde. Os clientes entram e enchem o balde todos os dias - um negócio de sucesso é um balde cheio de clientes.

Agora imagine que esse balde tenha um furo. Os clientes que entram começam a vazar pelo buraco. Como você sabe, perder clientes causa um efeito negativo no crescimento da empresa: mesmo que você continue a encher o balde rapidamente, ainda estará perdendo clientes. Muitos e valiosos. Tapar o buraco, ou seja, aprimorar a retenção de clientes, significa manter mais consumidores ligados de alguma forma à sua empresa. Mais que isso: representa lucratividade: um acréscimo de 5% na retenção de clientes pode gerar um aumento de 25% nos lucros da sua oficina.

 

Clientes fiéis são embaixadores da sua marca

Um cliente satisfeito tende a consumir mais e a divulgar a sua marca por toda a rede de amigos. Essa propaganda boca a boca é fundamental para qualquer empresa, basta notar que muitos consumidores não tomam nenhuma decisão de compra sem antes pedir recomendação a pessoas de sua confiança.

 

Clientes fiéis mantém um negócio sustentável

Para ser sustentável, a sua oficina precisa manter-se competitiva e, para isso, fidelizar clientes é prioridade. Clientes fiéis compram seus produtos e serviços repetidas vezes, contribuindo para destacar o seu negócio dos concorrentes. Pode-se afirmar que clientes fiéis são a verdadeira base de uma empresa. Se a competição aumentar ou se o orçamento apertar, eles estarão lá, sustentando as suas portas abertas.

 

Clientes fiéis experimentam novos produtos ou serviços

Sua oficina não pode permanecer anos a fio oferecendo os mesmos produtos e esperar que os clientes continuem comprando. É preciso estar atento às inovações e às necessidades dos consumidores. Mas quando o cliente é fiel, e está familiarizado com sua empresa, fatalmente ele vai se mostrar mais inclinado a experimentar os novos itens do cardápio.

 

Manter clientes fiéis é mais barato do que adquirir novos

Para atrair novos consumidores, sua oficina terá que desenvolver alguma estratégia de marketing que permita que esse público conheça os seus serviços. Além disso, para incentivá-los a experimentar seus produtos, você terá que oferecer descontos e ofertas. Na ponta do lápis, isso pode sair caro para o caixa da oficina. Por outro lado, concentrar-se nos seus clientes já consolidados é bem mais barato e muito menos trabalhoso.

 

Vamos falar de fidelização

Agora que você já sabe o quanto eles são importantes, que tal conhecer algumas dicas para tornar aquele cliente velho de casa ainda mais fiel à sua oficina? Vem com a gente:

 

1. Adquira um software de gestão

Quer facilitar sua vida? Coloque um software integrado de gestão empresarial (ERP) no dia a dia da sua oficina. Com ele, você organiza todas as áreas e departamentos da empresa, economiza em mão de obra, passa a ter informações seguras, unificadas e de fácil acesso à distância e, dessa forma, otimiza todos os serviços prestados. Não tem pra onde correr: quer crescer? Automatize a sua gestão.

 

2. Treine sua equipe

Parece óbvio, mas esse passo muitas vezes é ignorado. Ser educado é o básico, mas sua equipe precisa ir muito além; é importante "falar a língua do consumidor" e isso demanda treinamento. O cliente muitas vezes é leigo em mecânica e quer se sentir compreendido, abraçado, motivado a tirar suas dúvidas, por mais simples que sejam. Isso não só torna o atendimento diferenciado, como incentiva o cliente a adquirir outros serviços.

 

3. Supere as expectativas

Prometer menos e entregar mais é bem melhor do que o contrário, não é mesmo? Isso é consenso. Então, dentro da lógica, é preferível estender o prazo de entrega de um veículo e entregá-lo antes do combinado. É uma ideia que surpreende positivamente o seu cliente e agrega valor ao serviço prestado, além de ajudar a fidelizar.

 

4. Amplie seus canais de comunicação

O consumidor atual é exigente e conectado. Tem plena consciência do seu valor no mercado e na sociedade. Além disso, quem não aprecia a ideia de ser relevante, de ser querido, de que a empresa X se importa com ele? Sendo assim, ao ser atendido, ele quer se conectar com sua empresa por todos os canais disponíveis, principalmente os digitais. O que você deve fazer? Diversifique os canais de contato, seja por telefone, whatsapp, email, redes sociais etc. Sim, redes sociais. Ou vai dizer que sua oficina ainda não tem?

 

5. Use a manutenção preventiva como forma de ativar o retorno do cliente

Uma das funções do software de gestão que já citamos é a de coletar dados dos seus clientes, além de otimizar o contato com eles. Entre essas funcionalidades, é possível ter a noção exata das datas de manutenção e calcular o retorno recomendado para reparos preventivos. Ou seja, a manutenção preventiva é o argumento que você precisa para se mostrar atento, atencioso e ainda garantir o retorno do cliente. Não tem como errar: é unir o útil ao agradável. Aproveite a chance e preste um serviço memorável.

 

6. Crie uma boa experiência de consumo

Tente se colocar no lugar do consumidor. Se você for mal atendido em uma loja, você voltará para comprar outras vezes? Indicará a loja para os amigos e conhecidos? Não, né? Portanto, faça com que seu cliente tenha a melhor experiência possível dentro da sua oficina, desde a qualidade dos serviços, a humanidade do atendimento, a flexibilidade nas negociações e o pós-venda, seja por email, whatsapp ou telefonema. O importante é ele perceber que ali na sua oficina, o atendimento é diferenciado.

 

7. Por último, monte programas de fidelidade

Ser fiel é bem mais fácil quando você conta com alguns benefícios no bolso, não é verdade? Uma estratégia sempre eficiente de fidelização é oferecer vantagens para que eles voltem a procurar a empresa e as mais comuns são descontos no retorno ou na indicação de amigos.

Campanhas promocionais ou programas de pontos também podem ser boas alternativas. Por exemplo, um cartão fidelidade com pequenos serviços gratuitos a quem atingir determinada pontuação, ou um brinde a quem gastar acima do valor médio, como um vale-higienização. Itens com a marca da sua oficina também são uma excelente técnica pra fazer o cliente lembrar de você. No boné, na lixeira do carro, na flanela ou no chaveiro, sua marca vai estar ali, influenciando a nova decisão de compra do cliente.

 

E aí, gostou das dicas? Então não deixe de colocá-las em prática na sua oficina. E caso queira ter acesso a mais conteúdos como este, visite sempre o blog da Rede JS Peças. Até a próxima!


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