6 dicas para quem sonha em ser caminhoneiro autônomo

Todo caminhoneiro com muitos anos de estrada já deve ter pensado em como seria se tornar autônomo. A modalidade traz várias vantagens, como flexibilidade de horários, escolha de destinos e tipos de cargas a serem transportadas. Sem contar a possibilidade de maiores ganhos, já que não precisará dividir os lucros com ninguém.

Em contrapartida, ser dono do próprio negócio não é fácil. Ao exercer a profissão sem ter vínculos com nenhuma empresa, o caminhoneiro se torna o único responsável por toda a administração do serviço, que inclui:

- Monitorar a qualidade das entregas;

- Encontrar clientes;

- Elaborar contratos;

- Gerenciar as contas;

- Garantir que o caminhão esteja regularizado e em bom estado. 

Quer se tornar um caminhoneiro autônomo? Fique atento às dicas:

#1 Tenha um bom planejamento financeiro 

Primeiro de tudo, é importante que o caminhoneiro autônomo conheça seus custos. Aprenda a calcular o custo de cada viagem para saber se o valor combinado pelo frete é um bom ou mau negócio. Para isso, tenha anotado o custo do quilômetro rodado em cada viagem, bem como os “valores invisíveis”, como a depreciação do caminhão, o tempo gasto em paradas e despesas de internet, telefone fixo e celular utilizados no trabalho. 

Não esqueça de anotar os custos fixos e variáveis, viu? Dessa forma, você poderá realizar um planejamento financeiro a longo prazo mais realista. Aí, será mais fácil saber o quanto ainda falta para chegar nos seus objetivos. 

Saiba mais: 9 aplicativos para melhorar a rotina de trabalho do caminhoneiro autônomo

#2 Planeje as rotas 

Um bom planejamento de rotas torna o serviço mais eficiente, economizando tempo e dinheiro. Com isso, é possível evitar trechos perigosos, horários de pico, acidentes e outros problemas no trajeto. É uma prática boa tanto para o caminhoneiro autônomo como para os clientes, que terão mais eficiência no transporte das cargas. 

#3 Cuide da sua imagem pessoal 

Ao se tornar um caminhoneiro autônomo, tenha em mente que a forma como você se apresenta impacta diretamente na credibilidade do seu negócio. As empresas que estão em busca de frete irão procurar profissionais que transmitam credibilidade e qualidade no serviço.

Ações como ter um cartão de visitas e um currículo bem montado auxiliam a passar uma imagem profissional para os contratantes. E não se esqueça de manter o caminhão sempre de acordo com a lei e cuidar da manutenção.

#4 Esteja com a revisão em dia 

A manutenção preventiva do caminhão ajuda a prevenir acidentes, aumentar a vida útil das peças e melhorar o rendimento do veículo, diminuindo os gastos com possíveis problemas mecânicos no futuro. Para ajudar nessa parte, nós elaboramos o Checklist da Manutenção Preventiva, para  auxiliar o caminhoneiro autônomo na hora de criar um cronograma de cuidado com as peças. 

#5 Pratique a direção defensiva 

A direção defensiva é uma das principais formas de evitar acidentes, ajuda a economizar combustível e aumenta a vida útil das peças do caminhão. O caminhoneiro autônomo que pratica uma direção segura traz mais credibilidade ao negócio e se livra de despesas extras com multas e problemas no veículo. 

Baixe o infográfico gratuito: Guia Rápido de Direção Defensiva para Motoristas de Veículos Pesados.

#6 Invista em peças originais

A princípio, peças paralelas podem até parecer um bom negócio, mas é um barato que pode sair caro. Investir em marcas originais, por outro lado, garante componentes de qualidade que terão uma vida útil maior e não irão comprometer o funcionamento do caminhão. 

Na Rede JS Peças você encontra um portfólio com mais de 105 mil itens com as melhores condições de pagamento e entrega para todo o país. Acesse o nosso catálogo e faça seu orçamento on-line ou em uma de nossas 23 filiais


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também