6 dicas para conservar sua picape a diesel

Seja no campo ou na cidade, para trabalhar ou se aventurar, as picapes a diesel são uma verdadeira paixão nacional, e da Rede JS Peças também! Em nossas 23 filiais, você pode encontrar peças para as principais picapes que circulam pelo país, incluindo componentes da MAHLE, um dos mais renomados fornecedores de peças para veículos diesel que a gente tem notícia e campeã de vendas por aqui. 


#1 Forçar a embreagem é falta grave

Sabe aquele vício de controlar a potência transferida para as rodas usando a embreagem, principalmente em subidas? Pois saiba que essa prática é bem prejudicial para a sua picape, especialmente se ela estiver carregada. 

Na prática, isso sobreaquece o disco de embreagem, causando o que os mecânicos chamam de empenamento tanto do disco como do platô. E a manutenção desses componentes não é nada barata, viu? Sem contar que esse desgate pode interferir em outros sistemas da picape. 


#2 Trancos e solavancos também

Tudo bem que as picapes são projetadas para enfrentar terrenos difíceis e situações desafiadoras, mas não precisa exagerar, né? Trancos e solavancos em excesso e feitos de forma agressiva podem causar quebras inesperadas e prejudicar sistemas importantes para o bom desempenho do veículo, como o eixo cardan, o semieixo, o motor e os amortecedores

Por isso é importante diminuir a velocidade ao passar por um buraco ou desnível. Ao iniciar o movimento da picape, trocar de marcha de forma suave também é uma atitude importante para evitar gastos desnecessários com manutenção do câmbio. 


#3 Atenção para o peso máximo que pode ser transportado

Passar do limite estabelecido pela montadora pode causar problemas na suspensão da picape e desgastar os amortecedores, sem contar que é um dos principais motivos para capotagem, pois causa desequilíbrio e consequente perda da direção. Ou seja, seguir o manual à risca nesse sentido também contribui para a segurança de todos na estrada, inclusive dos passageiros da própria picape. 

A carga precisa estar nos limites de largura, altura e comprimento permitidos por lei. A altura máxima permitida é de 50 cm e também não pode ultrapassar a largura da carroceria. Todas essas especificações são fornecidas pela montadora e constam no manual do proprietário. 


#4 Cuidado especial com os pneus

A tração nas quatro rodas deve ser levada bastante a sério pelos donos de picapes, pois ela costuma gastar mais os pneus, que necessitam de verificação constante. Além disso, quem trafega por estradas de chão ou com muito buracos deve ficar atento a possíveis deformações, porque dependendo do que está sendo transportado, o pneu pode até estourar. 

Atenção também para a calibragem, cuja pressão não deve ficar fora do recomendado pelo fabricante. Vale ressaltar que pneus vazios aumentam o consumo de diesel e o exagero na pressão desgasta a banda de rodagem de forma irregular. 


#5 Faça a manutenção em oficinas especializadas 

Veículos a diesel exigem conhecimentos específicos na hora da manutenção. Por isso, não dá para deixar sua picape nas mãos de qualquer mecânico ou oficina. Além de seguir as indicações do fabricante de realizar revisões periódicas (como a troca de óleo a cada 10 km rodados), procure por estabelecimentos e profissionais especializados em veículos diesel.


#6 Invista em peças genuínas sempre

Outro detalhe muito importante para conservar a sua picape a diesel: não caia na tentação de comprar peças paralelas, pois esse é um dos principais motivos para a perda de potência do veículo. A longo prazo, esse erro pode levar a problemas sérios em outros componentes, especialmente no motor, cuja manutenção tende a ser bem onerosa. Então, invista em qualidade!

E de motor e qualidade a MAHLE entende, viu?! A MAHLE é fornecedora de peças para as montadoras, e esse mesmo produto também é disponibilizado para o mercado de reposição. É uma das principais fabricantes de componentes para motor de picapes, como bielas, kit motor, pistão com anéis, anéis segmento, bronzinas, turbinas, linha de juntas para motor, válvulas admissão e escape, sede e guias de válvulas, tucho e varetas de válvulas. Quer comprar com as melhores condições de pagamento? A gente resolve junto. Faça seu orçamento on-line agora mesmo ou passe em uma de nossas 23 filiais. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também