5 tendências para o gerenciamento de frotas

O mercado de logística tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, especialmente no que se refere ao gerenciamento de frotas. Mudanças positivas, diga-se de passagem, que refletem em um serviço de mais qualidade e que, consequentemente, geram mais valor ao negócio e fidelização de clientes. Entre as principais mudanças, selecionamos algumas que, ao nosso ver, fazem mais sentido para o momento atual da economia:

1- Tamanho dos veículos de uma frota

Se há alguns anos, as frotas preferiam padronizar os veículos disponíveis para seus serviços, a tendência atualmente é ter uma variedade de tamanhos no pátio da empresa, a fim de otimizar o tempo de entrega de produtos para o cliente e reduzir os custos com a viagem.

2- Veículos inteligentes
Mais uma tendência que o gestor de frotas deve ficar de olho, afinal, ela garante uma comunicação mais fluida entre a empresa e o veículo, que pode estar conectado em tempo real para passar informações de localização, status da entrega ou imprevistos. Quem também ganha com isso é o cliente, que fica a par com mais facilidade sobre o transporte da sua carga.

3- Ecoeficência
Essas é uma das principais tendências para o gerenciamento de frotas atualmente. Além de diminuir os impactos dos serviços de logística ao meio ambiente, ser uma empresa sustentável melhora a imagem da marca no mercado e já é considerado um diferencial por muitos clientes.

Um bom caminho para começar essa mudança na sua frota é adotar tecnologias que permitem alcançar a redução da emissão de gases poluentes ou que ajudam a otimizar o consumo de combustível.

Sistemas pós-tratamento diesel: por que aderir?

4- Controle automatizado

O mercado já dispõe de uma gama de opções de softwares para gerenciamento de frotas, que garantem mais precisão nos dados coletados, um controle financeiro mais preciso, além de terem a possibilidade de integração com sistemas de monitoramento de frotas.

Ter um sistema automatizado para gerenciar a frota também elimina a necessidade de controles manuais, reduz o índice de erros e retrabalho, ajuda a aumentar a produtividade e ainda pode fornecer relatórios gerenciais que permitem acompanhar os custos e o desempenho da frota.

5- Criatividade

Com os altos e baixos da economia, é preciso ter criatividade na hora de lidar com a insuficiência de recursos ou de resolver problemas inesperados. Essas situações requerem soluções eficientes implementadas de forma ágil pelo gestor de frota.

Levantamos apenas 5 das tendências que estão transformando o modo como as frotas são gerenciadas, mas temos certeza de que a sua opinião vai valer muito para enriquecermos nosso bate-papo. Fica à vontade para comentar as suas ideias!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também