5 sinais de que é preciso trocar o filtro de combustível

O filtro de combustível pode parecer um componente  simples, mas não realizar a sua troca, quando necessária, pode trazer bastante prejuízo para o veículo pesado, e para seu bolso. Isso porque o filtro remove as impurezas do diesel, impedindo que cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor, preservando a vida útil dessas peças.

Quando trocar o filtro de combustível?

O recomendado é sempre seguir o indicado no manual do fabricante. Porém, o filtro de combustível pode sofrer desgastes e ficar sujo antes do tempo recomendado, geralmente em decorrência de fatores como a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque do veículo. Caso perceba algum dos sinais abaixo, é melhor verificar imediatamente e levar o seu caminhão, ônibus ou picape até uma oficina de confiança. 

Veja mais: A importância de trocar os filtros do caminhão na hora certa

 

Sinais para trocar o filtro de combustível do seu veículo pesado

#1 Dificuldades ao arrancar

Esse é um dos primeiros sinais de que o filtro de combustível não está funcionando corretamente. Quando a peça está obstruída, o diesel chega ao motor de forma mais lenta, causando inconsistência no fluxo e problemas ao arrancar. 

#2 Aumento no consumo de combustível

Quando o filtro está muito sujo, a barreira de impurezas criada entre o tanque e o motor exerce muito mais pressão nessa estrutura, permitindo que apenas uma pequena fração do combustível chegue ao seu destino, perdendo o restante no processo. Quando o veículo pesado estiver consumindo muito mais diesel do que o normal, o filtro desgastado pode ser a causa do problema. 

#3 Aparecimento de ferrugem no filtro de combustível

A ferrugem aparece quando uma parte da peça está em degradação. E aí, é melhor ir até uma oficina mecânica especializada em veículos pesados, antes que aconteçam problemas no sistema de injeção. 

#4 Impressão de falta de combustível

Outro indício que pode significar problemas nesse filtro é a impressão de que o veículo está sem combustível, seja na hora de dar partida ou rodando na estrada. As impurezas que se acumulam podem interromper o fluxo do líquido de forma repentina, principalmente em baixas velocidades. 

Veja mais: Saiba o que pode causar vazamento de diesel do caminhão

#5 Motor “engasgando” ao acelerar

As rodas estão travando e soltando em pequenos intervalos de tempo? O “para e anda” repentino pode ter várias causas, sendo a falha do filtro de combustível uma delas. 

Se esta peça estiver muito suja, o combustível precisará ser bombardeado com mais força para chegar até o motor. Já no caso de passagem obstruída, a pressão pode alcançar um ponto mais elevado. Uma porção de diesel chegará até a câmara de combustão e a pressão será aliviada, repetindo o processo. Por esse motivo, o veículo ficará “engasgado” até o filtro ser trocado. 

E quando precisar realizar a troca do filtro de combustível…

Invista em marcas de qualidade garantida, como é o caso da Parker, que possui uma linha completa de filtros para veículos pesados. Faça seu orçamento na Rede JS Peças em uma de nossas 23 filiais ou on-line e garanta as melhores condições de pagamento e entrega em todo o país. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também