4 processos para fazer sua oficina mecânica ir mais longe pós-pandemia de Covid-19

Assim como todo o mercado, o segmento de transporte rodoviário também sofreu as consequências da crise instaurada durante a pandemia de Covid-19. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), nos três primeiros meses da crise, a queda foi de 45,17%. E isso também reflete em toda a cadeia de serviços ligadas ao setor, como é o caso de oficinas mecânicas de veículos pesados, no presente e no futuro. 

 

Mas não vai ser apenas a recessão que vai impor mudanças na forma de trabalhar das oficinas que se dedicam à complexa tarefa de manutenção de caminhões e ônibus. O cenário que se vislumbra vai exigir uma gestão muito mais organizada, dinâmica e focada nas necessidades de um cliente cada vez mais cauteloso e exigente. 

 

Como manter a sua oficina mecânica competitiva e rentável pós-pandemia? Nossa sugestão é, inicialmente, dar uma atenção a quatro processos do negócio: 

 

#1 Ter um plano de negócio consistente

 

Com certeza a pandemia de Covid-19 mudou totalmente os seus planos para 2020 e, para ir mais longe depois que tudo isso passar, vai ser preciso muito planejamento, revendo os objetivos e as metas do negócio como um todo, não apenas as financeiras. É bom também estar preparado para mudanças constantes de cenário, porque não será possível prever ao certo o que está por vir. Ou seja, o plano de negócio deverá ser revisitado sempre! 

 

Sua oficina ainda não tem um plano de negócio? Então está na hora de montar um. Clique aqui que temos um passo a passo pra você!

 

 

#2 Fortalecer o relacionamento com o cliente

 

Com a expectativa de uma recessão econômica vindo por aí, quem está à frente de uma oficina mecânica vai ter que se preparar para lidar com um cliente mais cauteloso, focado em conter gastos e otimizar recursos, independente de ser pessoa física ou jurídica. 

 

É por isso que fortalecer o relacionamento com quem já é cliente vai ser essencial para manter o fluxo de caixa da oficina no positivo. Algumas prioridades: 

 

Crie indicadores para medir a satisfação do cliente, relacionados a fatores que podem deixar o cliente desgostoso com o serviço. Exemplos: os prazos estabelecidos com os clientes estão sendo cumpridos? Veículos estão retornando para o pátio depois de um conserto por causa de falhas no serviço? Há reclamações de preços acima da concorrência? As respostas para questões desse tipo indicam o que é preciso melhorar. 

 

Tente extrair informações do próprio cliente após a entrega do serviço. Que tal fazer uma pesquisa on-line de qualidade? Você pode enviar um SMS ou mensagem de Whatsapp com um link para perguntas rápidas, para entender o que foi bom e o que pode ser melhorado.

 

Esteja aberto a negociações, especialmente com pessoas jurídicas. Lembre-se de que o mercado inteiro estará passando por desafios financeiros. Vale analisar a situação com cada cliente para que, juntos, cheguem a uma definição favorável para as duas partes. 

 

Mantenha formas de comunicação que agilizem o atendimento on-line. Mesmo com a estabilização do contágio do novo coronavírus, essa comodidade pode atrair os clientes, que vão ter se acostumado a resolver muitas demandas à distância, como agendar um horário na oficina via Whatsapp e evitar aglomerações ou muito tempo de espera. 

 

Veja mais: Como usar o Whatsapp para melhorar o atendimento da sua oficina

 

 

#3 Investir em novas tecnologias

 

E não estamos falando apenas de preparar a sua oficina para a manutenção dos novos modelos de caminhões e ônibus que estão entrando em circulação. É preciso investir na digitalização de processos, para dar mais controle ao gestor da oficina sobre tudo que está acontecendo, do atendimento ao cliente à gestão financeira. Se a sua oficina ainda não tem um sistema profissional e on-line de gerenciamento, é hora colocar esse investimento como prioridade! 

 

 

#4 Cuidar da sua equipe

 

Colaboradores motivados, trabalhando não apenas para receber o salário no fim do mês, mas pensando no negócio como um todo. Esse vai ser um dos principais diferenciais das oficinas que vão seguir firmes, fortes e competitivas no futuro. Importante, nesse sentido, pensar em pontos como: 

 

- Oferecer salários condizentes com o mercado;

- Garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor;

- Ter um plano de carreira claro e palpável para todas as áreas da empresa;

- Oferecer treinamentos e capacitação;

- Praticar uma comunicação assertiva e clara com o time;

- Crie uma rotina de feedbacks, para manter cada funcionário informado sobre os pontos positivos e a melhorar no trabalho.

 

Esses foram apenas os 4 primeiros processos para fazer a sua oficina manter a competitividade nos próximos anos. Quer ir mais longe? Então clica no banner abaixo que reunimos mais dicas para você implementar e garantir ainda mais rentabilidade para o seu negócio. Esperamos por você lá! 


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