4 desafios do gestor de frotas para 2020

A gestão de frotas tem se aprimorado bastante com o passar dos anos, na velocidade dos inúmeros desafios que o sistema logístico brasileiro tem demandando às empresas. Para 2020, englobando também a próxima década, a profissionalização e a informatização de todos os processos que envolvem esse trabalho serão cruciais para manter a competitividade das frotas, pois um pequeno erro pode custar caro.

Na prática, não basta ao gestor perceber de forma superficial o que vem dando certo ou errado, para depois decidir os rumos da frota. É crucial ter dados precisos em mãos para tomar decisões realmente condizentes com a realidade, de forma ágil e certeira. 

Os desafios para atingir esse nível de assertividade são muitos, mas alguns merecem atenção imediata do frotista, para que 2020 seja um ano lucrativo e de crescimento para o negócio. Elencamos os cinco principais a seguir:

1- Acompanhe o planejamento estratégico da frota

Além de traçar os objetivos e as metas do negócio para o próximo período, o planejamento estratégico também deve apontar o que deu certo para a frota no último ano, os principais problemas enfrentados e um plano de ação bem estruturado para resolvê-los.

Feitos? Muito bom, só que isso não vai adiantar para nada se todas as táticas levantadas não forem colocadas em prática e, principalmente, com acompanhamento constante ao longo do ano. E cabe ao gestor criar mecanismos para fazer essa supervisão.

Para isso, ter o apoio de tecnologias que coletam e organizam informações em tempo real pode ser uma mão na roda para o frotista, pois agiliza os processos e ajuda a antecipar problemas que podem comprometer a produtividade da frota e a credibilidade junto à clientela. 

A boa notícia é que o mercado dispõe de diversos sistemas informatizados para rastreamento de veículos, relatórios de cada viagem, alertas diretamente da estrada, controle de custos, etc. Vale a pena pesquisar bem para encontrar o que se adequa melhor às necessidades da sua frota, e por um bom preço, claro!

Outros dados que precisam ser monitorados com agilidade, para evitar problemas em potencial e definir melhorias: custo por quilômetro rodado; depreciação dos veículos; quantidade de multas; eficiência do combustível; índice de acidentes; casos de avarias nas cargas e atrasos nas entregas. Todos essas variáveis são essenciais para garantir o sucesso do planejamento estratégico ao final do ano, sem que a previsão de lucratividade ou expansão do negócio seja afetada. 

2- Mantenha a equipe de motoristas engajada

Eles são o cartão de visitas da sua frota, por manter toda a operação nas estradas. Por isso, além de cumprir à risca os principais direitos previstos em lei para os caminhoneiros, o gestor da frota precisa mantê-los engajados à frota, afinal, satisfação é o grande segredo para diminuir a rotatividade da equipe.

A seguir, temos algumas ideias para você, frotista, colocar em prática sem muito trabalho:

     - Realize treinamentos constantes, seja para novos motoristas ou para aqueles que já estão na frota há algum tempo. Direção defensiva, ética profissional, treinamentos em simuladores são alguns temas que podem render excelentes momentos de aprendizado e interação com os caminhoneiros. 

    - Incentive a saúde e o bem-estar, com cronogramas bem definidos de check-up médico, realizando atividades que mostrem o quanto é importante ter uma alimentação saudável no trecho, criando um sistema de intervalo que permita a prática de atividades físicas simples (alongamento, caminhada, etc.). Ações assim mostram o quanto a empresa está preocupada com a qualidade de vida da equipe e ajudam a estreitar os vínculos empregatícios por mais tempo.

    - Crie programas de incentivos para bonificar boas práticas no trecho, o que também pode diminuir e muito a quantidade de contratempos com o veículo e a carga durante as viagens. 

3- Cuidado especial com as finanças

Ter veículos nas condições ideais para realizar o serviço conforme as expectativas do cliente é o que exige o maior aporte financeiro de uma frota. Por isso, o gestor precisa acompanhar de perto os gastos com a manutenção dos caminhões e pensar muito bem sobre a necessidade de renovar ou ampliar a frota.

No caso da manutenção, é bom ficar de olho se a manutenção corretiva dos veículos está atingindo índices altos. É Importante também ter um calendário de manutenção preventiva de cada veículo, para garantir que o caminhão não se deteriore antes do tempo. Vale a pena ainda estudar se a frota comporta sistemas de manutenção preditiva, capazes de antecipar problemas e ajudar no controle de gastos com correções urgentes.

Agora, quanto à renovação ou ampliação da frota, tome essa decisão com base em dados concretos, como: tempo de uso de veículos, gastos com combustível, despesas recorrentes com manutenções corretivas e adequação dos caminhões às legislações vigentes. Nada de comprar caminhão sem pensar!

E lembre-se: o controle financeiro é a sua maior arma para evitar desperdícios e ter uma boa organização sobre a entrada e saída de caixa na sua frota. Nenhuma despesa deve passar despercebida ao gestor.

4- Programe-se para ter uma frota sustentável

Quando se fala em sustentabilidade aplicada a frotas, o gestor logo associa o conceito a melhorias mecânicas para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. A verdade é que se trata de um processo muito mais abrangente, que une diversos fatores para diminuir o impacto da frota ao meio ambiente e que, consequentemente, resultam em mais economia de recursos e aumento da lucratividade.

A verdade é que, na prática, a gestão de frotas tem papel fundamental para atingir esse objetivo e promover as adaptações necessárias, que vão muito além da redução do consumo de combustível. Trata-se de um compromisso global e ético frente às mudanças que o nosso planeta está passando, a fim de manter a competitividade da empresa frente ao mercado.

Por se tratar de um assunto amplo, preparamos um e-book para você entender a importância de investir na gestão sustentável da frota e as principais estratégias para atingir esse objetivo. Clique aqui e confira! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também