Você pode (e deve) ser um caminhoneiro sustentável!

Mais do que ninguém, o caminhoneiro convive de perto com as consequências da relação desmedida entre o homem e o meio ambiente. Quem já tem muito tempo de estrada pode perceber mudanças claras na vista da boleia. Em muitos pontos do Brasil, o que antes embelezava as viagens agora não passa de mera lembrança.

É por isso que nós, da JS Peças, defendemos que devemos adotar uma postura sustentável na estrada, incluindo quem tem nela a segunda (se não a primeira) morada. Abaixo, temos algumas perguntas para você se fazer e respostas que devem ser colocadas em prática. Elas farão muita diferença nessa relação tão importante e que pode garantir um futuro melhor pra você, caminhoneiro, e para os que te cercam.

1- Você é treinado o suficiente para dirigir um caminhão ou veículo pesado?
Seguindo os preceitos da direção econômica, o caminhoneiro aumenta a vida útil do bruto e diminui o consumo de combustível, refletindo em menos emissão de gases poluentes na atmosfera. Faça uma avaliação sincera de você mesmo e, caso sinta necessidade, vale a pena investir em um treinamento focado no tipo de veículo que você dirige e carga que transporta.

2- E com relação à qualidade do seu combustível?
Lembre-se: o barato pode sair caro não apenas para o seu bolso, mas também para o meio ambiente. Além de poluírem mais, os combustíveis de origem duvidosa também prejudicam o rendimento e a durabilidade do caminhão. Por isso, verifique sempre se distribuidor é devidamente certificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, que dita regras rigorosas para diminuir a emissão de gases poluentes e, consequentemente, diminuir o efeito estufa.

3- Você está de olho na configuração do seu bruto?
Cada tipo de transporte exige uma configuração apropriada para a caixa de câmbio e o diferencial, por exemplo. Ficar de olho nesses detalhes fazem toda a diferença para aumentar a vida útil do motor e também contribui para uma menor emissão de poluentes.

4- Carga pesada também prejudica o meio ambiente, sabia?
Sim, quanto mais sobrecarga, maior o gasto de combustível, mais gases nocivos emitidos são pelo veículo e há um desgaste mais acelerado das peças essenciais do caminhão. Não vacila nesse quesito, vai!

5- A manutenção está em dia?
Você já deve estar cansado de ouvir falar em manutenção preventiva, mas não custa nada relembrar que esse detalhe também evita gastos extras de combustível, refletindo em menos gases poluentes emitidos. Fique atento sempre!

6- Qual a origem das peças que você utiliza no seu veículo?
Preze sempre por qualidade e procedência na hora de trocar uma peça, para preservar o desempenho do seu caminhão e diminuir os gastos com combustível. Nem precisamos repetir as consequências dessa atitude, né?

7- Você é daqueles que jogam lixo pela janela?
Esperamos que não. Caso contrário, é bom começar a repensar essa atitude, juntando sempre o lixo que você produz na boleia para ser descartado em sua próxima parada.

Viu como é simples e prático ser sustentável na estrada. Agora é com você! E é claro que estamos abertos a mais sugestões. Comente com a gente!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também