Saúde na estrada: atitudes para ficar de olho!

O caminhoneiro está deixando a saúde de lado em sua jornada Brasil afora. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 16% dos entrevistados relatam problemas na coluna, por exemplo. Mas a gente sabe que não é só isso, não é mesmo?

É bom lembrar, no entanto, que o seu desempenho no trecho está diretamente ligado à sua saúde. Afinal, motor capengando não pega no tranco. Melhor então prevenir para não remediar!

Reunimos 6 atitudes essenciais para manter a saúde na estrada e não ser pego de surpresa com alguns problemas que podem interferir na sua produtividade:

1- Deixe as guloseimas de lado!
O que tem de boleia circulando por aí com salgadinho, balas, refrigerante e comidas para consumo rápido, hein? Além de interferir no ganho de peso, hábitos alimentares incorretos são extremamente prejudiciais para a saúde do coração. Vale manter uma lancheira térmica com opções mais saudáveis, como as frutas, sucos e bastante água. A regra também vale para os momentos de parada!

2- Não precisa ficar parado o tempo todo!
Aproveite os momentos de parada para se exercitar um pouco, mesmo que seja um alongamento. Uma boa dica é pesquisar sobre o seu destino antes da partida, para descobrir locais públicos onde dá pra fazer exercícios físicos, como praças, parques e bosques. Vai ser bom pra descansar a cabeça também e meia horinha já vai fazer muita diferença na sua saúde.

3- De olho na coluna
Por passar muito tempo sentado, você já deve saber que está propenso a desenvolver sérios problemas de coluna se não ficar esperto. Ficar atento ao modo como você se senta atrás do volante e evitar pegar muito peso são as principais medidas para evitar dores nas costas.

4- Durma bem
Parece redundante tocar nesse assunto, mas muitos caminhoneiros ainda são imprudentes a pronto de colorem o bruto na estrada sem condições físicas para dirigi-lo. Ao invés de arriscar a sua vida e a de outros motoristas conduzindo seu caminhão

5- Tenha um pequeno kit de primeiros-socorros
Viaje sempre com remédios básicos para dores musculares, dores de cabeça, gripes, resfriados e machucados leves. Em caso de emergências maiores, procure pelo pronto-socorro mais perto de você.

6- Faça check-up com mais frequência
Caminhoneiro prevenido tira alguns dias de folga para se consultar e fazer exames de rotina, incluindo odontológicos. Afinal, ser pego de surpresa no meio da estrada não é nada agradável.

Agora é com você. E se tiver outra sugestão que considere interessante para seus colegas de profissão, não deixe de comentar!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também