Quando usar o freio motor do meu caminhão?

O freio motor funciona como um processo de desaceleração, em que são reduzidas as marchas auxiliando na diminuição da velocidade, sendo possível que o motorista controle o ritmo com o uso do pedal de freio.

Continue acompanhando e saiba quando você deve usar o freio motor no seu bruto.

 

Nos caminhões existem componentes que ajudam no auxílio do freio motor, que podem mudar de acordo com a montadora, por isso, é importante que, com a ajuda do seu mecânico, você aprenda a maneira correta de usá-lo.

 

Mas em quais situações devo usar a função?

Esse sistema é muito usado em descidas de serra, durante um trânsito lento e em frenagens bruscas.

 

O procedimento danifica a parte mecânica do veículo?

Na verdade, é uma ótima opção de preservar a parte mecânica do caminhão, na utilização, o esforço de frenagem é dividido, desta maneira não pesa totalmente sobre o sistema de freio.

 

Gera economia de combustível?

No caso de veículos pesados, quando for gerado a contrapressão dos cilindros a injeção de combustível é cortada automaticamente, além de economizar, o sistema ajuda a diminuir a emissão de gases nocivos ao ambiente.

Atenção, motorista, não deixe o caminhão se movimentar em ponto morto, isso pode fazer com que você perca o controle do freio quando mais precisar e pode causar acidentes.

 

E você, em que situações utiliza o freio motor? Conta pra gente aqui nos comentários e divida o seu conhecimento com todos!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também