Quando foi criado e qual foi o primeiro caminhão do mundo?

Ele faz parte da nossa rotina diária e movimenta tanto o negócio da JS Peças quanto o seu. Mas você sabe como e quando o primeiro caminhão do mundo foi criado? Então continue a leitura e confira tudo o que preparamos sobre a história desse amigão.

 

Antigamente, as cargas eram transportadas por homens e animais. Mas após a revolução industrial no século XVIII e o desenvolvimento da tecnologia a vapor, surgiu o primeiro veículo auto impulsionado, ou seja, que não precisava da força de homens ou cavalos.

 

 

 

Esse da foto é o primeiro caminhão de que se tem notícia. Ele foi criado na França no ano de 1770 e se chamava fardier à vapeur. Na frente do veículo tinha uma caldeira que gerava vapor para movê-lo, o modelo possuía apenas 3 rodas e pesava cerca de 2,5 toneladas, podendo carregar mais 1,5 ton. Foi criado para chegar à velocidade de 7,8km/h, mas nunca alcançou essa marca.

Se às vezes rodar no seu bruto já é quente, imagine andar por aquelas ruas de areia da época, sentado numa cadeira dura, com o sol batendo na cabeça e uma caldeira acesa bem na sua frente! Esse veículo também ficou conhecido por participar do primeiro acidente automobilístico de que se tem notícia, quando um desses perdeu o controle e bateu num muro.

 

 

 

Passando uns anos à frente, mais precisamente em 1896, foi criado o primeiro caminhão movido agora a combustível e não mais a vapor. 

Essa invenção, que funcionava à gasolina, leva a assinatura de Gottlied Daimler, 

e possuía um motor ciclo Otto, de 4 cavalos e dois cilindros. Ele possuía 3 marchas, primeira, segunda e ré, e também carregava 1,5 ton. Esse caminhão foi vendido no dia 1º de outubro de 1896 para o British MotorSyndicate Ltd, em Londres/Inglaterra.

 

 

 

 

 

Gostou de saber mais sobre o início da história desse veículo que é nossa paixão? Sabe mais alguma história? Então conta pra gente aqui nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também